A Dinamarca é o país que envelhece mais lentamente no mundo. Há uma coisa que eles estão fazendo de diferente para alcançar esse objetivo
Numa época em que parar o envelhecimento é algo que muitas pessoas buscam, a solução pode não ser comprar cremes ou praticar esportes.
O envelhecimento se tornou um dos grandes pilares do consumismo do século XXI. Queremos parar o tempo com todo tipo de cremes, truques e dietas, mas existem países que envelhecem de forma mais saudável — e a Dinamarca é um deles.
Após a divulgação de um novo estudo que revelou que o país tem as menores taxas de envelhecimento do mundo — ou seja, sua idade biológica é inferior à idade cronológica —, não consigo deixar de me perguntar: o que eles fazem de diferente lá? E como podemos seguir esse exemplo?
O país com o envelhecimento mais lento do mundo
O estudo, publicado na revista Nature Medicine, analisou dados de mais de 160 mil pessoas de 40 países para comparar como diversos fatores afetam o envelhecimento ao redor do mundo. O resultado mostrou que a Dinamarca conquistou o cobiçado primeiro lugar: seus habitantes aparentam ser, em média, 2,35 anos mais jovens do que sua idade cronológica. O Egito, por outro lado, ficou na última posição, pois sua idade biológica era, em média, 4,75 anos superior à idade cronológica.
Não é apenas estilo de vida, é política
...
Veja também
O especialista em longevidade Dan Buettner: "Este é o café da manhã mais saudável do mundo."
Sou médico e estes são os três hábitos que sempre indico aos meus pacientes que querem viver mais