A chave para desenvolver o autoconhecimento pode estar em um objeto simples: o caderno
A prática de anotar os pensamentos ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade
O autoconhecimento é a base para uma vida feliz. Quem deseja ter clareza nas escolhas e tomada de decisão deve investir no desenvolvimento pessoal. Um caminho possível como ferramenta poderosa (e subestimada) para esse processo é um simples caderno. Mas, em vez de apenas registrar pensamentos soltos, que tal descobrir maneiras inovadoras e interessantes de usá-lo para se conhecer melhor?
Leia também: Falar consigo mesmo em frente ao espelho é bom sinal: os benefícios dessa prática que pouca gente sabe
1 - Diário multissensorial
Registre não apenas seus pensamentos, mas também suas percepções sensoriais do dia. Como estava o cheiro do ambiente? Que sons te marcaram? Qual foi a textura mais presente?
Essa abordagem aguça sua consciência e te ensina a viver o presente com mais profundidade. Para isso você precisa estar atento. Você pode escolher fazer isso por uma semana, um mês ou até mais. Pode ser um caminho para novas descobertas.
2 - Mapa mental das emoções
Crie mapas mentais para entender melhor suas emoções. No centro da página, escreva um sentimento predominante do dia e, ao redor, desenhe ramificações que expliquem suas causas, impactos e possíveis formas de lidar com ele. O que já fez que deu certo? O que fez que não funcionou? Pensar sobre você com direcionamento correto pode fazer toda a diferença para você se sentir bem.
3 - Diário do futuro
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas