PUBLICIDADE

8 dicas para se curar de uma traição

Ser traído é quando alguém viola sua confiança e isso pode desencadear muitas emoções complexas

9 jul 2024 - 18h02
Compartilhar
Exibir comentários
A traição íntima pode causar ansiedade e depressão e mexer com a autoconfiança de uma pessoa
A traição íntima pode causar ansiedade e depressão e mexer com a autoconfiança de uma pessoa
Foto: iStock / Jairo Bouer

Quando você está se perguntando como lidar com a traição, algumas dicas podem ajudá-lo a determinar qual caminho seguir. Ser traído é quando alguém viola sua confiança. A traição pode desencadear muitas emoções complexas, que podem fazer com que se sinta oprimido. Você pode sofrer traição nos relacionamentos românticos ou por parte de amigos e familiares. Essa experiência pode fazer você se perguntar como lidar com essa situação que pode ser muito dolorosa e seguir em frente.

Como a traição afeta o cérebro?

Existem alguns tipos de traição, cada um afetando você de maneira diferente. Isso inclui traição nos seguintes relacionamentos: romântico, amizades, família e colegas de trabalho.

Compreendendo o trauma da traição

A traição íntima pode causar o que os especialistas chamam de trauma de traição. Pode levar ao transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), depressão e ansiedade. Também pode diminuir a autoestima e levar à desconfiança no futuro. Você pode reconhecer os sinais de trauma de traição observando:

-Dificuldade em gerenciar emoções;

-Problemas de saúde mental;

-Dor física;

-Falta de confiança nos outros;

-Abuso de substâncias;

-Problemas de apego;

-Desligar-se da realidade.

Ser traído por um amigo próximo pode ser devastador porque os amigos são essenciais para a saúde física e mental. Tê-los em sua vida pode diminuir os níveis de estresse e ajudá-lo a sentir que pertence a algum lugar. Quando eles não estão ao seu lado, não o defendem ou o traem de outra forma, você pode não estar tão aberto a futuras amizades.

A traição de um membro da família ocorre quando laços seguros são rompidos e pode contribuir para a falta de regulação emocional. Também pode levar a comportamentos agressivos e comunicação negativa.

Quando você é traído, pode sentir falta de apoio e conexões significativas. Você pode:

-Atacar a pessoa com raiva

-Culpar você mesmo

-Perder autoconfiança

-Retirar-se emocionalmente

-Como se curar da traição

Pode ser difícil controlar as emoções, mas você pode curar isso e superar os ressentimentos. Considere as dicas a seguir para lidar com sentimentos negativos frequentemente associados a sentimentos de traição.

1. Converse com alguém em quem você confia

Conversar sobre a situação com alguém em quem você pode confiar pode ser curativo e ajudá-lo a clarear seus pensamentos. Você pode recorrer a um amigo próximo ou ente querido, mas um terapeuta também é uma opção se você se sentir desconfortável em discutir o assunto com pessoas que conhece.

2. Pratique o autocuidado

Cuidar da sua saúde física pode ajudá-lo a se curar da traição. Autocuidado após a traição pode incluir fazer refeições balanceadas, dormir o suficiente e participar de atividades que lhe tragam alegria. Além de cuidar da saúde física, relaxar e acalmar a mente pode ajudar. Se você pensar demais enquanto está deitado na cama, considere tomar um banho ou ouvir uma música suave. Você também pode recorrer aos seus hobbies para melhorar o seu humor.

3. Reconheça e aceite

Negar a traição não o ajudará a lidar com a situação, mas reconhecer a situação pode. Então, você poderá aceitar e esclarecer o que ocorreu, ajudando-o a seguir em frente. A aceitação permite que você sinta suas emoções e trabalhe com elas.

4. Não se culpe

Ao se curar da traição, você pode se perguntar se a culpa é sua. Esse pensamento é prejudicial e pode interferir na cura, portanto, lembre-se sempre que necessário: não importa o que tenha acontecido entre vocês, o único culpado é aquele que cometeu a traição.

5. Seja paciente consigo mesmo

A cura da traição é um processo que você não pode apressar. Isso pode consumir sua vida por um tempo, mas você se sentirá melhor a cada dia se continuar tentando superá-lo. Tente dar um tempo.

6. Dê-se espaço 

Curar-se da traição já é bastante difícil, mas pode ser ainda mais difícil quando a pessoa que o machucou está por perto. Considere pedir-lhes que lhe deem espaço para processar e pensar sobre a situação. Às vezes, dar espaço a si mesmo também exige limitar as informações que você recebe sobre essa pessoa. Você pode pedir a amigos em comum que não os mencionem e se desconectem das redes sociais para evitar atualizações.

7. Pratique o perdão

Quando você perdoa alguém por traí-lo, isso não significa que o que essa pessoa fez está certo. Em vez disso, significa que você está liberando o ressentimento e escolhendo a paz pessoal. O perdão pode ajudá-lo a sentir empatia e compaixão, afetando positivamente o seu bem-estar. Especialistas indicam que pode:

-diminuir a pressão arterial.

-frequência cardíaca mais baixa.

-aliviar a ansiedade e a depressão.

-melhorar a saúde do coração.

Perdoar alguém também não significa que você deve deixá-lo voltar à sua vida. Você pode perdoar alguém sem reconstruir um relacionamento com essa pessoa.

8. Evite retaliações

Ser traído é extremamente doloroso, e você pode querer se vingar da pessoa que o machucou. Mas a vingança é prejudicial e você provavelmente se arrependerá mais tarde. Pensar em vingança interfere na sua cura e leva a pensamentos negativos, e é melhor tentar se concentrar em outra coisa. Você pode pensar que eles merecem punição, mas isso não melhorará a situação nem ajudará você a se sentir melhor.

Fonte: Psych Central

Jairo Bouer
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade