5 frases que pessoas invejosas ao seu redor costumam usar
A inveja é um sentimento natural que, quando não gerenciado, pode destruir a saúde mental de todos os envolvidos
É fato que praticamente ninguém gosta de ser chamada de invejoso. Ocorre, na verdade, o contrário: as pessoas costumam fugir desse adjetivo e tratar o tema com bastante tabu.
Mas a realidade é que a inveja precisa ser compreendida como um sentimento comum, que todo ser humano sente. Ele não define o caráter de alguém e, quando bem gerenciado, evita comportamentos que podem ser altamente destrutivos não só para o indivíduo que o sente, como também para as pessoas que convivem com ele.
Leia também: Amigos narcisistas fazem isso com você e você nem percebe até se sentir exausto
Quando a inveja é perigosa?
Ao MinhaVida, Janaina Samara Ramos Lagasse, psicóloga do Grupo Mantevida, explicou que, primeiramente, é preciso diferenciar o sentimento de inveja da pessoa invejosa.
"A inveja é uma emoção humana natural, que pode surgir diante da percepção de que o outro possui algo que gostaríamos de ter. Como qualquer sentimento, não temos controle sobre sua emergência, mas podemos escolher como reagir a ele. O que caracteriza uma pessoa invejosa, de fato, é a forma disfuncional e recorrente como ela lida com essa emoção".
Conforme a especialista, pessoas emocionalmente maduras podem sentir inveja e transformar o sentimento em inspiração e motivação para conquistar aquilo que almeja, enquanto a pessoa invejosa reage com ressentimento e desejo de que o outro perca ou não tenha aquilo que ela também deseja.
...
Veja também
Como pode alguém ser tímido e extrovertido ao mesmo tempo? Essa é a explicação, segundo psicóloga
Você sabe por que, quando você fica nervoso, dá vontade de ir ao banheiro?
5 "suplementos" naturais contra depressão e ansiedade que você deve tomar todo dia