2 eventos ao vivo

10 motivos para incluir a tapioca nas suas refeições diárias

Conheça uma receita especial, com ingredientes selecionados para potencializar o seu bem-estar

4 jul 2020
06h59
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Você já deve ter ouvido falar de várias receitas incríveis e muito benefícios da tapioca para o organismo, mas, graças a correria do dia a dia, nunca deu aquela oportunidade para adicioná-la de vez ao seu cardápio.

De origem indígena, esse alimento é extraído da mandioca e bastante consumido nas regiões Norte e Nordeste. Mas, nos últimos anos, vem ganhando maiores adeptos graças as suas vantagens à saúde do organismo, uma vez que não possui glúten - substância apontada como uma das responsáveis por causar inchaço, desconforto e ganho de peso.

Dessa forma, a tapioca contribui para combater a sensação de estufamento causada depois de ingerir pães e alimentos à base de farinha de trigo. Além disso, sua composição pode ganhar vários complementos, que tornam seu preparo ainda mais variado.

Conheça todos os benefícios da tapioca para o dia a dia

1. Não contém glúten

A tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que é responsável pelo aumento de inflamações no organismo e que colabora com a deposição de gorduras na região abdominal. Dessa forma, ela pode ser consumida por pessoas que convivem com a doença celíaca e por quem quer perder peso.

2. Fácil de preparar

Com a popularização da tapioca, é possível encontrar em diversos supermercados a goma já hidratada, ou seja, pronta para o preparo. Caso contrário, basta hidratar a massa e ralá-la antes de uso.

3. Substitui o pão branco

O pãozinho branco contém glúten e seu consumo pode contribuir para o ganho de peso. Para quem quer diminuir sua ingestão, tem na tapioca uma aliada. "A tapioca oferece carboidratos complexos e livres de colesterol, o que proporciona saciedade por um maior intervalo de tempo", explica a médica nutróloga Ana Luisa Vilela Barbosa.

4. Pouco calórica

"O carboidrato é fonte de energia, o que proporcionará um rendimento melhor nas atividades diárias. A tapioca oferece benefícios para manter o metabolismo ativo, o que aumenta a queima de calorias e a redução de medidas", comenta a especialista.

5. Versátil

A tapioca pode ser preparada de diversas formas, sendo possível transformá-la em panquecas, pizzas e na famosa crepioca (é só bater a goma com ovo). Além disso, ela vai bem com vários tipos de acompanhamentos e recheios.

6. Está na moda

Desde que as dietas que cortam o glúten da alimentação ficaram famosas, muitas celebridades, como as musas Carol Castro e Isis Valverde, adotaram a tapioca como um alimento que não pode faltar no cardápio.

7. A aposta de quem malha

A tapioca é uma opção para ser consumida no pré ou no pós-treino e, apesar de ser um alimento pobre em nutrientes, ela é rica em carboidratos, o que a torna uma fonte de energia para os praticantes de atividades físicas.

8. Livre de gorduras

Como sua preparação é feita a partir de farinha e água, ela não possui gorduras na sua massa. Mas é preciso cuidado com a escolha dos recheios. Opte por proteínas magras, queijos brancos, legumes e hortaliças diversos.

9. Baixo teor de sódio

Por ser um alimento obtido diretamente mandioca, a massa não passa por muitos processos, o que a torna menos industrializada do que outros alimentos como pães e biscoitos.

10. Auxilia na dieta

É pouco calórica e uma boa opção de alimento saudável se combinada com ingredientes leves e nutritivos, como queijos de minas light e cottage, além de proteínas como ovos mexidos e atum.

Receita de tapioca com kiwi, creme de avelã e amendoim

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de farinha de tapioca
  • 1 colher (sopa) de creme de avelã sem açúcar
  • 1 kiwi
  • 1 colher (sopa) de amendoim sem pele e sem sal picado

Modo de preparo:

Peneire a farinha de tapioca em uma frigideira antiaderente. Quando a goma estiver se formando e as bordas levantando, vire e deixe por 20 segundos. Retire da frigideira e coloque a tapioca em um prato. Com a ajuda de uma colher, espalhe o creme de avelã, coloque o kiwi e enrole a tapioca como um rocambole. Corte ao meio, passe um pouco de creme de avelã em cima para grudar os amendoins e sirva.

Como consumir

Juliethe Mardones, nutricionista clínica, explica que o melhor horário para consumir a tapioca poderosa é durante o dia, pois, nesse período, "temos maior atividade cerebral, respeitando o que chamamos de ciclo circadiano, ou seja, nosso relógio biológico, que sincroniza nosso organismo, adaptando-o aos fatores externos e levando em conta que durante o dia nossas atividades são maiores e o metabolismo está mais ativo", finaliza.

Veja também:

Beirute: A mãe em trabalho de parto durante a explosão
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade