PUBLICIDADE

Vulcão entra em erupção em ilha desabitada de Galápagos e acende alerta para turistas

O Instituto Geofísico do Equador recomendou que os turistas fiquem longe caso os fluxos de lava entrem no mar, devido ao risco de explosões

3 mar 2024 - 19h59
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O vulcão La Cumbre, no Equador, parte do arquipélago de Galápagos, começou a entrar em erupção neste domingo, 3, sem causar perigo para a população, segundo o governo do país.
O vulcão La Cumbre expelindo lava
O vulcão La Cumbre expelindo lava
Foto: Parque Nacional Galapagos/Andy Torres /Handout via REUTERS

O vulcão La Cumbre, no Equador, parte do arquipélago de Galápagos, começou a entrar em erupção neste domingo, 3, informou o governo do país sul-americano.

Não houve perigo imediato porque a ilha onde o vulcão está localizado é desabitada, confirmou o Ministério do Meio Ambiente.

“As emissões de gases e anomalias térmicas foram detectadas através de sistemas de satélite”, afirmou o ministério num comunicado.

O Instituto Geofísico estatal recomendou que os turistas fiquem longe caso os fluxos de lava entrem no mar, pois podem acontecer pequenas explosões e liberação de gases tóxicos.

O La Cumbre, na ilha de Fernandina, é um dos numerosos vulcões ativos nas Galápagos, que ficam a quase mil quilómetros do Equador continental. Imagens tiradas de longe e divulgadas nas redes sociais mostraram lava brilhante movendo-se na escuridão da madrugada de domingo.

O vulcão entrou em erupção pela última vez em 2020, após vários anos de atividade. Esta erupção foi provavelmente maior do que as registadas anteriormente, disseram as autoridades.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade