PUBLICIDADE

Vai se divertir no bloco de carnaval? Sabia como se proteger dos raios durante tempestades

Mais de 800 pessoas morreram no Brasil em decorrência de descargas elétricas nos últimos anos

9 fev 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Para se proteger de acidentes relacionados a raios e tempestades, é importante tomar alguns cuidados, como estar atento às condições climáticas, procurar abrigo e ficar longe de árvores, postes e objetos altos.
Foto: Reprodução

O carnaval chegou, e as ruas já estão cheias de sons, cores e foliões em várias partes do País. No entanto, como estamos no verão, é importante ficar atento já que a umidade dessa estação favorece a formação de tempestades e raios, que podem causar acidentes graves

De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 2013 até 2022, mais de 800 pessoas perderam a vida no Brasil por causa de descargas elétricas.

Diante desse cenário, é fundamental estar bem informado sobre o que fazer para se proteger de acidentes relacionados a raios e trovões em espaços abertos.

De olho na meteorologia

Antes de planejar qualquer atividade em espaços abertos, é importante verificar as condições climáticas no momento e também a previsão para as horas seguintes para evitar qualquer surpresa desagradável. Para isso, busque informações em sites jornalísticos e meteorológicos oficiais.

Se puder, fique perto de abrigos

No bloco de carnaval, se perceber que uma tempestade está se aproximando, procure ficar perto de abrigos físicos, como bares e restaurantes. Se estiver de carro, fique nas redondezas do estacionamento ou da vaga de rua onde você deixou seu veículo.

Onde era o carnaval antes da Sapucaí? Sambódromo completa 40 anos! Onde era o carnaval antes da Sapucaí? Sambódromo completa 40 anos!

“Locais abertos, como praças, campos, avenidas, ruas sem qualquer tipo de proteção são extremamente perigosos durante tempestades de raios e trovões”, explica Juliano Gonçalves, especialista e head da divisão de cabos da Megger Brasil, empresa de equipamentos elétricos.

Mantenha distância de árvores, postes e objetos altos

Embora seja tentador buscar abrigo debaixo de uma árvore durante uma tempestade, isso não é recomendado porque a intensidade típica de um raio é de milhões de volts (na tomada que temos em casa, é de 110 ou 220 volts). Com toda essa força, mesmo estando há alguns metros de distância da árvore, o efeito do raio pode chegar até você.

Gonçalves ressalta a importância de ficar longe de qualquer superfície que esteja acima do nível do solo.

“Durante uma tempestade, as árvores nunca são abrigos seguros, nem postes de energia ou qualquer objeto alto. Essas estruturas podem atrair raios, e só de estar próximo a eles pode causar gravidades inimagináveis. Não precisa nem tocar para ser atingido, portanto, fique longe deles”, alerta Gonçalves.

Evite áreas descampadas

Durante uma tempestade, estar em locais abertos e descampados aumenta as chances da pessoa ser atingida por um raio. A energia elétrica é a segunda força mais poderosa do universo, e quando um raio cai em áreas abertas, ele se dissipa em uma larga área de abrangência. Por isso, se estiver em áreas abertas como campos, praias ou parques, procure um abrigo seguro.

Por fim, o especialista informa que é essencial seguir rigorosamente essas recomendações para garantir a segurança de todos durante a folia do carnaval.

“Não é seguro ignorar os riscos associados a raios e trovões, e apenas uma ação consciente pode proteger efetivamente a vida e o bem-estar de cada indivíduo”, finaliza.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade