PUBLICIDADE

Tipos de energia: quais são e exemplos que encontramos no planeta

Conheça os tipos de energia, quais suas principais fontes e como diferenciar energia renovável da não renovável

1 mar 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O texto aborda os diferentes tipos de energia e as principais fontes de energia no Brasil, destacando hidrelétrica, biomassa, petróleo, gás natural e outras fontes renováveis.
Torres de transmissão de eletricidade com fios laranjas brilhando contra o céu noturno
Torres de transmissão de eletricidade com fios laranjas brilhando contra o céu noturno
Foto: Artur Nichiporenko / iStock

A energia faz parte do nosso cotidiano. Da hora em que acordamos, até a hora de dormir, ela desempenha um papel fundamental em quase todos os aspectos da nossa vida. Desde impulsionar as nossas atividades diárias, como acender uma lâmpada até mesmo o funcionamento de indústrias que produzem itens que usamos.

Mas, nem todos os tipos de energia são iguais e a diversidade de formas de energia disponíveis reflete a complexidade e a riqueza da natureza. Neste contexto, os tipos de energia podem ser classificados de várias maneiras, dependendo de suas fontes, características físicas e aplicações práticas de como utilizar.

Ao compreender os diferentes tipos de energia e suas respectivas características, podemos não apenas satisfazer as demandas energéticas da sociedade, mas também avançar em direção a um futuro mais sustentável e eficiente. 

O que é energia?

A energia pode se expressar de várias formas, mas, de maneira resumida, é a responsável pela produção de trabalho e do movimento. É uma propriedade fundamental da natureza que se manifesta e pode ser transformada de uma forma para outra.

É muito importante para a nossa sobrevivência e, ao longo dos séculos, o ser humano vem aprimorando as formas de produzir energia. Existem diversos tipos de energia e para te ajudar a compreender melhor, separamos 8 delas:

Quais são os tipos de energia?

Energia mecânica: refere-se à energia que se associa ao movimento e à posição de determinado objeto. Ela é dividida em duas formas: energia cinética, ou seja, ao movimento de um objeto, e energia potencial, que apresenta a gravidade, por exemplo.

  • Energia térmica: também conhecida como energia calorífica, está associada à temperatura de um sistema e ao movimento das partículas, onde as mais quentes têm maior energia cinética.
  • Energia elétrica: é resultante do movimento de cargas elétricas. Pode ser gerada através de processos como a indução eletromagnética, reações químicas, ou sendo capturada de fontes naturais, como a luz solar, por exemplo.
  • Energia química: é armazenada nas ligações químicas dos átomos e moléculas. Quando ocorrem reações químicas, essa energia pode ser liberada na forma de calor, luz ou eletricidade.
  • Energia nuclear: é armazenada no núcleo de átomos. Pode ser liberada através de processos de fissão nuclear. A energia nuclear é uma fonte potente, mas pode ser bastante perigosa, devido aos riscos associados.
  • Energia solar: é a energia proveniente da luz e do calor do sol. Pode ser capturada e convertida em outras formas de energia, como eletricidade, através de painéis solares, ou em energia térmica através de coletores solares.
  • Energia luminosa: transportada pela luz visível. É a forma de energia que nos permite ver as coisas e é fundamental para muitos processos naturais, como a fotossíntese nas plantas.
  • Energia sonora: associada às ondas sonoras. Surge a partir da vibração de um meio, como ar, água ou sólidos, e pode ser capturada e convertida em outras formas de energia, como eletricidade, por meio de dispositivos como microfones.

O que é energia renovável e não renovável?

Com os avanços das discussões de sustentabilidade, muito tem se falado sobre as fontes de energia renovável e a importância de utilizá-las para preservar o meio ambiente.

Basicamente, a energia renovável refere-se a fontes de energia que são naturalmente reabastecidas e praticamente inesgotáveis. Por exemplo, quando um painel solar é instalado em uma casa, a partir da coleta dos raios solares, esse sistema consegue produzir energia renovável.

Além disso, essas fontes podem incluir também, a energia eólica, hidroelétrica, geotérmica e biomassa. Ao contrário dos combustíveis fósseis, cuja queima libera gases de efeito estufa prejudiciais ao meio ambiente, as fontes renováveis são limpas, não poluentes e têm um impacto mínimo nas mudanças climáticas.

Já a energia não renovável é bastante preocupante. Isso porque, além da finitude dos recursos naturais, também produzem gases e outros resíduos tóxicos que poluem o meio ambiente. 

Nos últimos séculos, as energias não renováveis têm sido o principal recurso para o desenvolvimento industrial e econômico global. Carvão, petróleo e gás natural têm alimentado indústrias e usinas, fornecendo eletricidade, combustíveis e matéria prima.

Quais são as principais fontes de energia no Brasil?

O Brasil é um país com uma alta diversidade de recursos naturais, o que acaba oferecendo diversas fontes de energia. Cada uma apresenta características próprias e o fato de ter inúmeras possibilidades para se gerar energia no Brasil é benéfico, tanto para o desenvolvimento, quanto para a economia do país.

Uma das mais conhecidas é a hidrelétrica, já que o Brasil tem muitos rios e bacias hidrográficas. As usinas hidrelétricas respondem por uma parcela significativa da matriz energética do país, fornecendo energia limpa e renovável. Como a Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo em capacidade de geração.

Além disso, por ter uma rica agricultura e agroindústria, o Brasil utiliza amplamente a biomassa como fonte de energia. A cana-de-açúcar é um exemplo, sendo utilizada na produção de etanol, uma alternativa aos combustíveis fósseis, que são prejudiciais. 

Apesar dos avanços nas energias renováveis, o Brasil ainda depende significativamente de combustíveis fósseis, como petróleo e gás natural. Já que é dos principais produtores e exportadores desses recursos.

Para saber sobre curiosidades que englobam o Brasil e o mundo, fique ligado no Planeta, do Terra!

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade