PUBLICIDADE
AO VIVO
Estreia do 'Paris É Delas' debate presença feminina nos Jogos Olímpicos 2024

Energia solar: o que é, tipos, vantagens e como funciona 

Entenda quais são as vantagens de utilizar a luz do sol para gerar eletricidade e veja a diferença entre os tipos de energia solar

31 mai 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Painel solar instalado em telhado residencial
Painel solar instalado em telhado residencial
Foto: Pixabay

O avanço do aquecimento global estimula a busca por fontes de energia que provoquem menos impacto no meio ambiente. Aproveitar o calor emitido pelo Sol é uma alternativa que há décadas vem sendo explorada e passa a ganhar cada vez mais adeptos pelo mundo. 

A energia solar surge, então, como uma fonte de alternativa e sustentável para gerar eletricidade. Uma das suas principais vantagens é a sua  abundância, praticamente inesgotável, ela pode ser aproveitada até mesmo em dias nublados. Entenda abaixo o que é a energia solar e como ela funciona.

O que é a energia solar?

A energia solar é uma fonte de energia limpa gerada a partir do calor emitido pelo Sol. Ela funciona por meio da captação da radiação solar e pode ser utilizada para gerar eletricidade ou aquecimento. 

Quais são os tipos de energia solar?

Atualmente existem três tipos de energia solar: térmica, héliotérmica e fotovoltaica.

  • A energia solar térmica é captada por meio de painéis solares que transferem o calor da radiação para o aquecimento de água para residências, hotéis e empreendimentos;
  • A energia solar heliotérmica também transforma os raios solares em calor. A radiação acumulada nos painéis instalados em telhados aquece um líquido cujo o vapor movimenta as turbinas, acionando o gerador responsável pela produção da energia elétrica. Essa energia pode ser usada para abastecer residências, indústrias, escolas, entre outros locais;
  • No sistema fotovoltaico, os painéis solares convertem a radiação solar em energia eletrica. A células fotovoltaicas são ativadas a partir do calor acumulado e transformadas em corrente elétrica. 
  • Vantanges

    • É uma fonte renovável de energia;
    • Baixo custo de manutenção;
    • É uma energia limpa,  não emite gases como o dióxido de carbono CO², principal vilão do efeito estufa;
    • O excedente da produção de energia elétrica pode ser injetado na rede elétrica convencional  e se transformar em créditos vira créditos que o consumidor pode utilizar quando consumir a energia fornecida por sua distribuidora local;
    • Redução da conta de energia elétrica fornecida pela distribuidora local.

    Energia solar no Brasil

    A principal fonte de energia do País é a hidroelétrica, responsável por 90% da energia de todo território nacional, seguida pela energia termoelétrica. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a energia solar já equivale a 11,6% da matriz elétrica do Brasil.   

    Em 2023, o Brasil entrou, pela primeira vez, na lista dos dez países com maior potência instalada acumulada da fonte solar fotovoltaica. O País assumiu a oitava colocação no ranking internacional, com 24 gigawatts de potência de energia solar.

    Desafios

    Apesar do grande potencial para o uso de energia solar no Brasil, devido ao clima e posição geográfica, os desafios ainda são grandes. A falta de infraestrutura para a distribuição da energia gerada, a complexidade dos processos de regulamentação e licenciamento e o alto custo de implementação são os principais desafios para o desenvolvimento do setor no País. 

    Fonte: Redação Terra
    Compartilhar
    Publicidade
    Seu Terra












    Publicidade