PUBLICIDADE

Energia solar: Brasil é o 4º país em número de empregos 

Com mais de 214 mil brasileiros atuando no setor, empresas do segmento têm vagas abertas para serem preenchidas ainda em outubro

13 out 2023 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Segundo um levantamento feito pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), o Brasil é o quarto país do mundo que mais emprega no setor de energia solar. De acordo com o estudo, a produção fotovoltaica brasileira acumula mais de 214 mil profissionais, perdendo apenas para China, Índia e Estados Unidos. 

Consolidada como a segunda maior fonte energética do país, a energia solar recebeu mais de R$ 33 bilhões em novos investimentos no primeiro semestre de 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Graças ao alto valor alocado, a tendência é que o mercado de trabalho do setor siga aquecido neste final de ano.

Neste momento, algumas das principais empresas da área estão com vagas abertas. Confira:

77Sol

A startup 77Sol é responsável pela conexão de profissionais especializados com consumidores que desejam implementar projetos fotovoltaicos em suas residências ou comércios. Fundada em 2019, a empresa mais que dobrou o seu quadro de funcionários em 2023. Com 64 colaboradores em sua equipe, a energy tech está com cinco vagas disponíveis, todas elas destinadas à área comercial. Dentre as oportunidades estão: Executivo de contas pleno e Executivo de contas senior.

Evolua Energia

Uma das empresas de transformação energética no Brasil e especializada em geração distribuída compartilhada, a Evolua Energia vem se consolidando no mercado nacional por ajudar a transformar a matriz energética do país a partir de uma energia limpa, renovável e mais barata para o bolso da população. 

Fundada em 2020, em Minas Gerais, a companhia já atua também no Ceará e em Pernambuco, e soma mais de 110 funcionários. Hoje o grupo conta com cinco oportunidades, todas elas a serem preenchidas presencialmente por profissionais residentes no estado mineiro. 

As vagas abertas são: Analista Financeiro (Tesouraria), Analista de Planejamento e Controle de Manutenção, Coordenador de Desenvolvimento de Projetos, Vendedor Externo em Belo Horizonte e Vendedor Externo em Congonhas.

Nextron

Primeira climate tech do Brasil, a Nextron atua com o propósito de democratizar o acesso dos brasileiros às fontes de energia sustentável e também está com vagas abertas. Focada em promover a conexão entre os geradores de energia renovável e os consumidores finais, a corporação usa a tecnologia a seu favor para disponibilizar a energia em forma de um serviço de assinatura personalizado, de acordo com o consumo de seus clientes, oferecendo uma economia de até 15% na conta de luz e experiência 100% fluída. Operando em 11 estados brasileiros, a empresa apresenta hoje três vagas abertas, sendo elas direcionadas para as áreas de CX (experiência do cliente), produtos e vendas.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão. 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade