PUBLICIDADE

4 estratégias de ESG que sua empresa pode adotar pra já

ESG e live marketing: estratégias para es​t​a relação prosperar

26 set 2023 - 11h16
Compartilhar
Exibir comentários
4 estratégias de ESG que sua empresa pode adotar pra já:

Pequenas, médias e grandes marcas podem (e devem) agregar muito mais valor ao seu negócio com práticas de ESG (governança ambiental, social e corporativa), desde que os discursos bonitos sobre o alinhamento com questões ambientais, sociais e de governança abram espaço para ações reais. 

Os consumidores, cada vez mais atentos, exigentes e engajados na temática da sustentabilidade, conseguem perceber facilmente quando algo se trata apenas de uma mera estratégia de comunicação ou se existe um propósito que realmente norteia as operações diárias e os eventos de uma companhia. 

De acordo com o relatório de ESG e Sustentabilidade de 2022, realizado pela Opinion Box, 75% dos consumidores afirmam que empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de conquistá-los como clientes. Além disso, 67% dos entrevistados disseram que possuem o hábito de pesquisar as práticas de ESG das empresas antes de realizar compras. 

Diante deste contexto, o live marketing tem o poder de atuar com maestria, criando iniciativas internas e externas que impactam positivamente os clientes, fortalecem o compromisso da marca com o meio ambiente e geram resultados benéficos não somente para os negócios, como também para o planeta.

Entenda o consumidor

Para criar estratégias de engajamento com o ESG em foco, questione-se: quem consome minha marca? Com quais assuntos esta pessoa se preocupa? O que move esta pessoa? O que é esperado da minha marca? 

No cenário de roupas, a C&A, por exemplo, já lançou diversas iniciativas “verdes”: uma coleção de jeans produzida com algodão certificado e rastreável por meio de tecnologia blockchain; uma parceria com a empresa de moda circular Enjoei; a coleta de roupas usadas para doação; o descarte adequado ou produção de novas peças, e assim por diante. 

Seja uma marca grande ou pequena, a criatividade e a busca por firmar um compromisso com práticas sustentáveis tem aumentado.

Crie iniciativas internas

Se a sua marca tem como estratégia investir em programas voltados às mulheres, por exemplo, estimule ações de diversidade de gênero dentro do escritório. 

Garanta que as mulheres se vejam respeitadas e representadas, que percebam possíveis evoluções pessoais e de carreira, que sejam ouvidas e tenham um ambiente seguro de atuação.

Garanta transparência nas ações

Mostrar um pouco da rotina da marca em suas redes sociais, tornando a empresa mais verdadeira e próxima das pessoas consumidoras e colaboradoras, deve ser uma ação baseada na realidade, mostrando como a marca está em seu cotidiano. 

Mostre como são aplicadas as iniciativas, sejam pontuais ou de longo prazo, como campanhas e ações afirmativas.  Traga dados   sempre que possível, para criar relações mais verdadeiras.

Foto: Adobe Stock / Montagem Homework

Desenvolva conteúdos educacionais

Crie artigos para mídias que se conectam ao seu público, promova posts e vídeos/trends sobre as temáticas conectadas com a sua missão de negócio, e lembre-se de que a coerência e a identidade precisam estar presentes em todo o seu planejamento. 

Torne o assunto acessível à pluralidade de pessoas que gostaria de atender, traga informações sobre o que está desenvolvendo, conecte-se a temas atuais, e relacione a temática de ESG ao universo da sua marca. Isso também fortalece a imagem do seu negócio, gerando confiança e credibilidade.

(*) Samanta Lopes é coordenadora da área educacional ED&I da Um.a Diversidade Criativa.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade