PUBLICIDADE

Saiba mais sobre o gambá que invadiu a casa nova de Viih Tube e Eliezer

Casal recebeu uma visita inesperada na primeira noite em que passaram na casa nova

26 mar 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
No Brasil, existem diferentes espécies de gambás
No Brasil, existem diferentes espécies de gambás
Foto: Reprodução/ Instagram

O casal de influenciadores Viih Tube e Eliezer foi pego de surpresa com a visita de um gambá na primeira noite da família na nova residência. "Ele vem comer a comida do gato", explicou o ex-BBB. No vídeo, é possível o animal perto do comedouro dos pets, mas não é possível identificar exatamente qual é a espécie do animal.

Gambá é um nome popular usado para diferentes espécies da família Didelphidae. São mamíferos do grupo dos marsupiais, ou seja, assim como cangurus e coalas, seus filhotes terminam o desenvolvimento no interior de bolsas conhecidas como marsúpios. A palavra gambá é derivada do tupi-guarani, guaambá, e significa “saco vazio”, referindo-se ao marsúpio.

No Brasil, existem diferentes espécies de gambás, mas as mais comuns são o Gambá-de-orelha-branca e o Gambá-de-orelha-preta. 

O Gambá-de-orelha-branca, cujo nome científico é Didelphis albiventris ocorre em várias regiões do País, observado principalmente no Cerrado, Caatinga e Pantanal. Eles possuem uma coloração cinza, orelhas claras, uma faixa preta na face e uma faixa preta para cada olho.

Já o Gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita) tem orelhas pretas desprovidas de pelos. Sua coloração na região dorsal é negra ou grisalha, enquanto a pelagem na região ventral é clara. Apresenta uma listra escura na fronte e uma sobre cada olho.

Os gambás são animais arborícolas ou terrestres e possuem hábitos noturnos
Os gambás são animais arborícolas ou terrestres e possuem hábitos noturnos
Foto: jack bulmer/ unsplash

Gambás são animais onívoros, ou seja, se alimentam tanto de alimentos de origem vegetal quanto de origem animal. Eles podem comer invertebrados, como insetos e aracnídeos, e também pequenos vertebrados, como filhotes de cobras e aves. Além disso, podem se alimentar de ovos, frutas e, em algumas situações, lixo. 

Esses animais são arborícolas ou terrestres e possuem hábitos noturnos, por isso o "visitante" na casa dos influenciadores chegou nesse horário. 

Outro fato curioso é que muitas pessoas pensam que os gambás afastam seus predadores esguichando um jato líquido de odor fétido, mas isso não é verdade. Para se defenderem de possíveis predadores, esses animais emitem um som característico e mostram seus dentes. Apesar de parecem agressivos, eles geralmente não atacam. Outra técnica consiste em eliminar o conteúdo intestinal e liberar uma secreção odorífera de glândulas anais ou ainda fingir-se de morto. 

Mesmo assim, nós humanos temos que ter cuidado com esses animais. Por meio da urina, eles podem transmitir doenças como a leptospirose e por meio das fezes transmitem verminoses. Caso mordam podem transmitir a raiva. É importante desinfetar os locais onde o gambá tenha passado com água, sabão e álcool.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade