Piscina natural famosa por foto de Bruna Marquezine e Neymar é interditada em Noronha
Áreas conhecidas como 'Buraco do Galego' e 'Lasca da Velha' foram fechadas para visitação turística por tempo indeterminado
Piscinas naturais "Buraco do Galego" e "Lasca da Velha", em Fernando de Noronha, foram interditadas por tempo indeterminado devido a denúncias de uso inadequado e conflitos no local, com a reabertura condicionada a estudos de ordenamento marítimo.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) interditou, nesta segunda-feira, 17, por tempo indeterminado, as piscinas naturais conhecidas como “Buraco do Galego” e a “Lasca da Velha”, ambas localizadas na Praia do Cachorro, em Fernando de Noronha (PE). O “Buraco do Galego” é famoso por uma foto de Neymar e Bruna Marquezine no local. A medida, tomada em conjunto com a Administração Distrital da ilha, foi motivada por inúmeras denúncias de uso inadequado do local.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com Mário Douglas Fortini, coordenador da Área Temática de Ordenamento Territorial do ICMBio em Noronha, o plano inicial era organizar a visitação sem a necessidade de fechamento. No entanto, o volume e a gravidade das denúncias, que incluem relatos de conflitos entre visitantes e condutores de turismo, tornaram a interdição necessária para garantir a segurança de usuários e a integridade da área.
“O principal motivo é o conflito atual deflagrado entre usuários e prestadores de serviço no local. Recebemos diversas denúncias, inclusive de violência no local. Também fomos informados sobre a prestação de serviço não regulamentado. Isso não é permitido e ainda dificulta o acesso público”, explicou Fortini.
O coordenador acrescentou que a decisão coincide com um período de mar agitado e swell (ondulações), condições que elevam muito o risco de acidentes.
As interdições não têm prazo para terminar. A reabertura dos pontos turísticos dependerá dos resultados de estudos de ordenamento marítimo. Nesta terça-feira, 18, o ICMBio instalará placas informando sobre a proibição de acesso, e bombeiros estarão no local para orientar os visitantes.
O Instituto alerta que o descumprimento da interdição pode resultar no acionamento da Polícia Militar, além de medidas administrativas cabíveis.