Onda de frio terá tardes geladas a partir desta terça e geada no Sul
Rio Grande do Sul terá temperaturas negativas; Sudeste terá frio, mas ar gelado não avança
Uma onda de frio avança pelo Brasil, trazendo temperaturas negativas e geada no Sul, frio moderado no Sudeste, além de impacto em outras regiões, mas sem avanço significativo de ar gelado.
A onda de frio que começou na segunda-feira, 30, deve ganhar ainda mais força nesta terça-feira, 1º, em várias regiões do Brasil. O Sul pode ter temperaturas negativas e as tarde ficam mais geladas no Sudeste.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A frente polar é a quarta de 2025, e provoca uma queda acentuada nos termômetros de Sul a Centro-Oeste, com máximas abaixo dos 20ºC em várias capitais.
Região Sul
O frio será mais forte na região Sul. As temperaturas ficam negativas nas áreas serranas, com possibilidade de geada em praticamente todo o estado do Rio Grande do Sul, algumas áreas do oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.
Devido à passagem do ar polar, Porto Alegre deve ter recordes de frio para mínimas e para máximas. Mesmo com o frio, o dia deve ser de sol. Não há previsão de chuva no estado até o fim de semana.
Alguns rios devem ter cheias por causa do reflexo das chuvas anteriores e não há relação com esta onda de frio, que deve ser de tempo seco no Rio Grande do Sul. Pela falta de umidade, não há possibilidade de neve na região.
Em Florianópolis e Curitiba, esta terça-feira, 1º, deve ter o céu encoberto. Curitiba terá um dia chuvoso, com máxima de 11ºC e sensação térmica de mais frio ainda.
Sudeste
No Sudeste, o ar gelado não irá avançar com a mesma força. Esta terça será mais fria em São Paulo, Rio de Janeiro e partes de Minas Gerais.
A capital paulista deve ter máxima de 17ºC com céu nublado e pouca chuva. No Vale do Ribeira e cidades mais próximas da divisa com o Paraná, o frio será mais forte.
Em geral, não há expectativa de mínimas muito baixas no Sudeste. As tardes, no entanto, serão mais frias devido à nebulosidade e chuvas leves, segundo o Climatempo.
A frente fria que avança pelo oceano deve favorecer a formação de nuvens no litoral paulista e fluminense. Há previsão de pancadas de chuva entre a madrugada e a manhã desta quarta-feira, 2, com intensidade moderada a forte.
No Espírito Santo, os ventos úmidos do mar aumentam a possibilidade de chuva fraca a moderada no litoral.
Em Minas Gerais, o tempo fica firme. Belo Horizonte deve ter sol com algumas nuvens e tempo seco, mínima de 13ºC e máxima de 27ºC. Na quarta e quinta-feira, 2 e 3, o tempo continua igual, mas com mais nuvens e queda de temperatura. Na sexta, 5, há chance de pancadas de chuva à tarde e à noite.
Centro-Oeste e Norte
No Centro-Oeste, o frio avança com mais intensidade. O Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso terão manhãs frias, com temperaturas abaixo da média. Nesta terça, em Campo Grande, o dia amanheceu com nevoeiro. As temperaturas ficam entre 10ºC e 19ºC. Na quarta e na quinta, o tempo continua igual, mas com máxima de 24ºC à tarde. Na sexta, o céu fica limpo.
Em Cuiabá, o sol ficará entre nuvens, sem previsão de chuva. As temperaturas variam entre 14ºC e 20ºC. O tempo fica igual na quarta e na quinta. Na sexta, o sol predomina e a temperatura sobe, com mínima de 16ºC e máxima de 27ºC.
Em Goiás e no Distrito Federal, o sol predomina com calor à tarde, e grande amplitude térmica.
A região Norte do país também ficará mais fria. Em Rondônia e no Acre, as capitais terão máximas de 25ºC a 27ºC, o que é mais frio do que o normal. No Norte da Amazônia, há previsão de chuva forte, atingindo também o Acre, Pará, Roraima e Amapá.
A faixa entre Manaus e Belém terá pancadas de chuva intensas. No restante da região, o tempo fica firme, com sol e sem chuvas.
Nordeste
No Nordeste, o litoral pode ter pancadas de chuva, especialmente entre o Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
Recife entra em alerta para temporais ao longo do dia. Outras áreas do litoral também devem ter chuva moderada a forte. O interior do Nordeste continua com tempo seco, e a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30%.
Salvador terá sol com muitas nuvens nesta terça-feira, e pancadas de chuva à tarde. A máxima é de 27ºC, e mínima de 22ºC. Na quarta e na quinta, o tempo segue com sol, nuvens e chuva rápida. Na sexta, terá sol e pancadas de chuva com trovoadas. As temperaturas ficam entre 23ºC e 26ºC.