Frio volta nesta segunda e Sul pode registrar temperaturas negativas
Massa de ar polar chega ao Brasil e provoca queda da temperatura em várias regiões; confira as previsões!
Uma nova massa de ar polar chega ao Brasil, derrubando as temperaturas no Sul, Centro-Oeste e partes do Norte, com possibilidade de geada e "friagem"; no Sudeste, a queda será menos intensa.
Depois de uma semana com capitais batendo recordes de frio, uma nova massa de ar polar chega ao Brasil nesta segunda-feira, 30, prometendo derrubar ainda mais as temperaturas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Até sexta-feira, 4, os termômetros devem marcar baixas temperaturas especialmente na região Sul, no Centro-Oeste e em algumas áreas da região Norte.
No Sudeste, a quarta frente fria do ano e a segunda desde o início do inverno será mais fraca e não deve mudar drasticamente o tempo.
Frente fria no país
São Paulo
Na cidade de São Paulo, as temperaturas devem cair pouco durante as madrugadas, sem onda de frio.
Para caracterizar este fenômeno, seria preciso que os termômetros marcassem 5ºC abaixo da média por três a cinco dias seguidos, o que não irá acontecer, de acordo com a previsão.
A capital paulista terá dias frios, nublados e com chance de chuva. Nesta segunda-feira, 30, a mínima é de 13ºC, e a máxima de 21ºC.
Na terça-feira, 1º, o tempo continua fechado, com variação entre 12ºC e 22ºC.
Na quarta-feira, 2, o frio aumenta, com mínima de 9ºC e máxima de 13ºC, além de pancadas isoladas de chuva.
Na quinta, 3, há risco de trovoadas com temperaturas entre 11ºC e 16ºC. As informações são do Climatempo.
Região Sul
O ar gelado já pode ser sentido nos três Estados do Sul a partir desta segunda-feira. As madrugadas de terça e quinta prometem ser de 0ºC, com possibilidade de geada nas Serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) devem amanhecer com temperaturas baixas ao longo da semana, especialmente entre quarta e sexta-feira.
A capital gaúcha terá mínima de 0ºC no início da semana, com máximas em torno de 10ºC e céu nublado. Na quinta, a previsão é de chuva isolada. Em Florianópolis, a mínima é de 7ºC e máxima de 17ºC no início da semana, com muitas nuvens e chance de chuva.
Em Curitiba, o frio aumenta a partir de quarta, com mínima de 5°C e máxima de 10°C. O tempo fica fechado e chuvas isoladas serão frequentes até o fim da semana.
O avanço do frio, com ar seco e gelado, traz risco de geada para as áreas de Serra e zonas rurais do Sul. A geada pode acontecer entre quarta e sexta-feira, afetando as cidades mais altas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nesses locais, as temperaturas mínimas podem chegar a valores negativos. Não há possibilidade de neve devido à baixa umidade.
Chuvas no Sul
Segundo o Climatempo, há previsão de temporais no Paraná no começo dessa semana, principalmente no centro-leste do Estado, atingindo Curitiba. A semana começa com a possibilidade de chuva forte e rajadas de vento.
Em Santa Catarina, as pancadas mais intensas de chuva podem atingir o Norte do Estado e o Vale do Itajaí, com tempo nublado persistente. Em Florianópolis, o céu fica carregado, e há instabilidade.
No Rio Grande do Sul, a chuva perde força nos próximos dias, mas ainda há previsão de instabilidade na quinta-feira, com chuva isolada em Porto Alegre. No interior do estado, o frio predomina, e há possibilidade de geada no oeste e na Campanha.
Centro-Oeste
A região Centro-Oeste também terá frio intenso, principalmente em Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Grosso. Campo Grande e Cuiabá têm previsão de manhãs frias e tardes amenas, com céu limpo e poucas nuvens. O tempo deve continuar seco na região.
Frio atinge o Norte
O avanço da massa de ar polar também deve provocar “friagem” no Norte do Brasil. Os Estados do Acre, Rondônia e sul do Amazonas terão temperaturas mais baixas que o costume para a região, com máximas entre 25ºC e 27ºC em Rio Branco e Porto Velho. O fenômeno é comum em períodos de inverno mais rigorosos no país.
Em Rio Branco, a semana começa com nuvens e temperaturas entre 22ºC e 29ºC. Na terça, a mínima é de 18ºC, e cai nos dias seguintes. A previsão é de 15ºC na quarta-feira e 14ºC na quinta, com pancadas de chuva isoladas.
Em Porto Velho, a massa polar provoca temperaturas mínimas de 23ºC já nesta segunda. Na terça, a mínima cai para 22ºC, e os próximos dias serão de céu nublado e vento fraco. As manhãs prometem ser mais frias na quarta e quinta-feira, com mínima de 15ºC.