Frio em SP: veja quais cidades tiveram temperatura abaixo de 0°
Capital paulista teve a madrugada mais gelada de 2025 e a menor temperatura registrada nos últimos 9 anos, segundo a Climatempo
A Defesa Civil de São Paulo registrou temperaturas abaixo de zero em diversas cidades do interior e litoral do Estado na manhã desta quarta-feira, 25.
As menores temperaturas foram verificadas em:
- Corumbataí: -2,4°C;
- Itararé, com -2,3°C;
- Manduri: -1,6°C;
- Registro: -0,9°C;
- Assis: -0,7°C;
- Iepê: -0,1°C.
- Campos do Jordão: 0,5°C.
Piratininga zerou os termômetros, logo após vieram São Miguel Arcanjo e Borborema com 0,6°C; a faixa de 1°C a 3°C foi atingida por municípios como Ariranha (0,7°C), Ituverava (1,2°C), e Barueri (3,0°C).
Já o litoral manteve-se mais ameno, com Peruíbe marcando 7,8°C e Bertioga 10,7°C. A estação mais alta da lista foi Valparaíso, com 14,2°C.
Até o fim da semana, está prevista elevação gradual das temperaturas, com a perspectiva de reversão do evento de frio extremo, sem risco iminente de novos recordes.
Capital tem madrugada mais gelada de 2025
A cidade de São Paulo atingiu o pico de frio nesta primeira frente fria de inverno que atinge o Centro-Sul do Brasil e registrou a menor média do ano (6ºC), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura (CGE), e a menor temperatura registrada nos últimos 9 anos, conforme a Climatempo.
Os termômetros municipais chegaram a marcar 0ºC na região de Parelheiros, no extremo sul da cidade, no início da manhã. Segundo a Climatempo, é o menor valor na cidade desde 13 de junho de 2016, quando o registro da estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte, ficou em 3,5 °C.
As baixas temperaturas são reflexo da passagem de um ciclone extratropical oceânico que subiu da região do Uruguai até a altura do litoral paulista, formando a primeira frente fria do inverno de 2025. No Sul do País, também houve geada e até neve em algumas regiões, como na serra catarinense.
Recordes históricos
O clima gelado, entretanto, não supera os extremos já observados no Estado. A temperatura mais baixa já registrada em São Paulo capital foi de -3,2°C em 25 de junho de 1918.
Já na região da serra da Mantiqueira, Campos do Jordão bateu -7,3°C em 1º de junho de 1979.
Na estação oficial da capital, no Mirante de Santana, o recorde foi de 0,8°C, medido em 10 de julho de 1994. Mais recentemente, em 27 de agosto de 2024, Parelheiros/Marsilac chegou a registrar -1,7°C, número entre os menores já aferidos dentro do município.
