PUBLICIDADE

Vídeo: guia flagra briga entre cobra e jacaré no Pantanal; assista

Registro do confronto entre os répteis foi feito na região de Porto Jofre, em Mato Grosso; área também é conhecida pela alta concentração de onças

2 jun 2024 - 18h41
Compartilhar
Exibir comentários

O guia de turismo, piloteiro (quem pilota barcos) e fotógrafo Branco Arruda registrou um confronto selvagem entre uma sucuri e um jacaré no Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal. A reserva fica entre os rios Cuiabá e Piquiri, na região do Porto Jofre (MT), entre Poconé e Barão de Melgaço, a 250 km de Cuiabá.

Guia flagra briga entre cobra e jacaré no Pantanal
Guia flagra briga entre cobra e jacaré no Pantanal
Foto: Reprodução/Instagram/@arrudabranco / Estadão

O vídeo, segundo conta Arruda, foi produzido na região do Porto Jofre, acima do rio Três Irmãos, num corixo, curso d'água que pode apresentar diversos tamanhos e larguras, como se fossem braços de rios. Foi ali onde ocorreu a batalha.

Arruda trabalha há cerca de 25 anos com o turismo de avistamento de onças. Porto Jofre é conhecido internacionalmente por seu turismo de observação de felinos. No dia do vídeo, ele estava com dois turistas franceses.

O vídeo foi produzido no início de maio e publicado por ele nas suas redes sociais. Dura poucos segundos, mas é o suficiente para se perceber o poder da força dos dois répteis. "Quando chegamos lá, a cobra estava enrolada no tronco. Acho que estava tentando fugir", diz Arruda.

Nas imagens, o jacaré puxa a cobra que estava enrolada no tronco de uma árvore e consegue abocanhá-la. Arruda diz que não tem como informar quem venceu a batalha, mas que tem certeza que durou mais de duas horas.

Naquele dia, ele saiu da pousada para levar os dois turistas para o turismo de observação de felinos por volta das 15h20, quando se deparou com a briga entre os dois predadores. Os turistas concordaram em permanecer para observar a cena. Eles saíram do local por volta das 17h30.

"Quando encontramos eles brigando, era por volta de 15h25. Fui embora às 17h30 e ainda estavam lutando. Não consegui ver o desfecho da briga", diz. Eles saíram porque já começava a escurecer.

Ele conta que era um jacaré bem velho e a sucuri não era muito grande: "acho que uns dois metros e meio, por aí", estima o guia.

O biólogo especialista em serpentes, Henrique Abrahão Charles, salientou que a cena é comum. Segundo ele, os jacarés "são predadores das sucuris e vice-versa, quando o jacaré é filhote".

O guia relata que já testemunhou outras lutas entre sucuri e jacarés. "Foi a terceira vez." A primeira foi há cerca de quatro anos, nessa, a sucuri escapou, fugindo para longe, mas na segunda, o jacaré venceu, mas não conseguiu comer o outro animal e a cobra morta teria aparecido boiando no corixo.

"Sempre levo meus equipamentos para registrar. Sempre tem novidades, algo inusitado", acrescenta ele, acrescentando que o "Pantanal é uma caixinha de surpresas".

Guia flagra briga entre cobra e jacaré no Pantanal
Guia flagra briga entre cobra e jacaré no Pantanal
Foto: Reprodução/Instagram/@arrudabranco / Estadão
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade