PUBLICIDADE

Tartaruga rara e ameaçada de extinção é vista pela primeira vez em sete anos no RJ

Tartaruga-de-pente foi vista durante um monitoramento do Programa Tartaruga Viva, na região de Angra dos Reis

8 dez 2023 - 19h15
(atualizado às 22h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Tartaruga-de-pente é vista pela primeira vez em sete anos no RJ
Tartaruga-de-pente é vista pela primeira vez em sete anos no RJ
Foto: Divulgação/Programa Tartaruga Viva

O avistamento de uma tartaruga-de-pente, na Costa Verde do Rio de Janeiro, foi motivo de celebração entre pesquisadores. O animal, considerado 'criticamente ameaçado de extinção', não era visto na região havia sete anos, aponta o Programa Tartaruga Viva, resposável pelo monitoramento litorâneo na região de Angra dos Reis. 

O momento foi compartilhado nas redes sociais da iniciativa. Segundo o programa, o encontro aconteceu durante uma pesquisa de amostragem populacional na região do Piraquara.

Assim que foi avistada, a tartaruga foi retirada da água pelos pesquisadores para ser examinada. O animal apresentou boas condições de saúde e foi devolvida ao mar. O avistamento aconteceu no final de novembro passado. 

De coloração em tons marrom-amarelados, uma cabeça estreita e um bico semelhante ao de um falcão, a tartaruga-de-pente é tem distribuição mundial, com subsepécies nos oceanos Atlântico e Pacífico. No entanto, devido à caça excessiva, o animal passou a ser considerado 'criticamente ameaçado de extinção' desde 1996 pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade