PUBLICIDADE

Onda de calor deve atingir auge entre quinta e sexta em São Paulo, mas temperaturas caem no domingo

Máxima esperada é de 38ºC, segundo CGE; no domingo, haverá uma queda brusca de temperatura, com pancadas de chuva e trovoadas; confira a previsão

15 nov 2023 - 18h49
(atualizado às 19h36)
Compartilhar
Exibir comentários

A onda de calor tem perdurado na capital paulista nesta primeira metade de novembro e deve atingir o seu pico entre quinta e sexta-feira, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura. A previsão é de que, nestes dois dias, as temperaturas possam bater novo recorde no ano, chegando aos 38ºC. As mínimas previstas para os dois dias são de 23ºC e 24ºC, respectivamente.

Neste feriado de 15 de novembro, os termômetros tiveram máxima média de 36ºC, o que fez muita gente a buscar locais mais frescos para aproveitar a folga em família - o parque do Ibirapuera, na zona sul, ficou lotado. Foi o quinto dia consecutivo em que São Paulo teve máxima acima dos 34ºC e o oitavo em que as temperaturas ultrapassam os 31°C. A mínima prevista era de 21ºC e a máxima de 37ºC.

Em alguns locais da cidade, o calorão foi ainda maior. De acordo com o CGE, em Parelheiros, no extremo da zona sul, e na Vila Prudente, na zona leste, a sensação térmica foi de 40,6°C e 40°C, respectivamente, as mais altas da cidade.

Na avenida paulista, pessoas usavam sombrinhas para fugir do sol quente nesta quarta, 15 de novembro. Os termomôtros marcavam 33ºC ainda pela manhã.
Na avenida paulista, pessoas usavam sombrinhas para fugir do sol quente nesta quarta, 15 de novembro. Os termomôtros marcavam 33ºC ainda pela manhã.
Foto: Alex Silva/Estadão / Estadão

As temperaturas só devem voltar a patamares significativamente mais baixos no domingo, 19, quando mínima e máxima esperadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a cidade são 19ºC e 24ºC, respectivamente. No sábado, 18, a temperatura ainda deve ficar alta, com máxima acima dos 34ºC.

Há, também, previsão de retorno de chuvas mais fortes entre o sábado, 18, e a segunda, 20, com grandes volumes de precipitação. Trovoadas isoladas são aguardadas pelos meteorologistas do Inmet

A temperatura fica assim nos próximos dias:

  • Quinta-feira, 16: Máxima de 38°C e mínima de 23ºC;
  • Sexta-feira, 17: Máxima de 38°C e mínima de 23ºC;
  • Sábado, 18: Máxima de 35°C e mínima de 22ºC;
  • Domingo, 19: Máxima de 24°C e mínima de 19ºC;

Em todo o País, 2.707 municípios estão sob alerta máximo por causa da forte onda de calor que atinge o Brasil nesta semana, segundo balanço do Inmet. Isso representa quase metade das 5.565 cidades brasileiras.

Confira alguns cuidados com a saúde em dias quentes:

  • Evite exposição ao sol entre as 11h e 16h, especialmente para crianças e idosos, que têm maior risco de desidratação e queimaduras solares, e utilize filtro solar sempre que sair de casa;
  • Beba água com regularidade ao longo de todo o dia e prefira alimentos frescos, leves e saudáveis;
  • Mantenha-se em locais ventilados. Deixe portas e janelas abertas e, se possível, utilize ventilador;
  • Se tiver ar condicionado, utilize também um umidificador de ar. O aparelho tende a roubar a umidade do ar;
  • Evite atividades físicas de grande impacto, como corridas, nos horários de maior calor. Prefira exercitar-se de manhã ou no fim da tarde.
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade