Gangorra no tempo: o que significa o sobe e desce das temperaturas em SP?
Máxima nesta quarta, 3, deve chegar a 28°C. Elevação, entretanto, não dura o suficiente para configurar veranico ou onda de calor
A cidade de São Paulo volta a registrar mais um dia de calor nesta quarta-feira, 3. Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o dia promete ser de temperatura em elevação, podendo a máxima chegar aos 28ºC.
Essa elevação, entretanto, não tem potencial de longa duração para ser classificada como onda de calor ou veranico.
" A gente não vai ter o número de dias com temperaturas acima da média pra poder falar que a gente está em uma onda de calor ou num veranico aqui em São Paulo. Isso porque a temperatura já vai cair durante o fim da semana. Lá pra sexta-feira, a gente já volta a ter temperaturas mais baixas, inclusive abaixo da média", explica César Soares, meteorologista da Climatempo.
Esse sobe e desce, segundo César, está associado ao fim do inverno meteorológico. "O inverno meteorológico já passou e a gente começa a ter, mesmo sem o início astronômico da nova estação da primavera - que vai começar lá no dia 22 - a atmosfera se comportando como se fosse primavera, com alguns períodos mais quentes e outros períodos mais frios, sempre oscilando".
A quarta-feira também será de tempo seco, sem previsão de chuva. "Os índices de umidade do ar entram em declínio a partir do início da tarde, com valores mínimos em torno dos 35%", alerta o órgão municipal.
Na quinta-feira, 4, o cenário atmosférico praticamente se repete. A sexta-feira, 5, também deve registrar altas temperaturas. Já no fim de semana a máxima cai, voltando a subir na segunda-feira, 8.
Veja a previsão, segundo a Meteoblue, para os próximos dias em SP:
- Quarta-feira: entre 16ºC e 28ºC;
- Quinta-feira: entre 17ºC e 29ºC;
- Sexta-feira: entre 15ºC e 27ºC;
- Sábado: entre 15ºC e 18ºC;
- Domingo: entre 15ºC e 20ºC;
- Segunda-feira: entre 16ºC e 28ºC.