Defesa Civil de SP emite alerta severo para chuvas e ventos na capital e em outras partes do Estado
Previsão de passagem de ciclone extratropical deve provocar tempestades, ventanias de mais de 100 km/h e eventual queda de granizo ao longo do sábado, 8
A Defesa Civil de São Paulo emitiu na noite desta sexta-feira, 7, um alerta para a ocorrência de chuva e rajadas de vento nas próximas horas. As mensagens automáticas, enviadas pelo sistema Cell Broadcast, foram recebidas por moradores da capital e de outras cidades do Estado.
"Condições para chuva e rajadas de vento forte nas próximas horas e ao longo do sábado, 8. Evite áreas abertas e busque abrigo se necessário", diz o comunicado.
De acordo com a Defesa Civil, o alerta foi direcionado aos celulares localizados na faixa leste paulista, abrangendo as regiões da Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, litoral norte, litoral sul, Baixada Santista e Campinas.
O aviso foi motivado pela passagem de um ciclone extratropical, que deve provocar chuva intensa, ventos fortes e eventual queda de granizo em diferentes regiões do Estado.
As rajadas podem chegar a 110 km/h na região de Itapeva, Vale do Ribeira e na Baixada Santista; e a até 115 km/h no litoral norte.
Segundo a Defesa Civil, outras regiões com alto risco incluem Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara. Nestas regiões, as rajadas de vento podem variar de 95 km/h a 100 km/h.
"A Defesa Civil orienta que a população redobre a atenção com estruturas frágeis, árvores e fiações, e evite o mar durante o período de instabilidade", diz o órgão. Em caso de emergência, a orientação é ligar para o número 199.
A passagem do ciclone extratropical mobilizou uma articulação das Defesas Civis de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - todos os Estados que podem ser atingidos pelo fenômeno.
"De forma inédita, geramos uma integração com o estado do Sul do País para acompanharmos em tempo real o avanço do sistema meteorológico e, assim, conseguirmos nos prevenir melhor", informou o tenente Maxwel Souza.
Ele acrescentou que foi realizada uma reunião com as 645 Defesas Civis municipais do Estado de São Paulo para alinhamento das estratégias e que os estoques foram abastecidos com suprimentos logísticos para atender eventuais famílias desabrigadas.