Petar vai ganhar mirante e centro de interação
Governo entrega, nesta quinta, dois novos espaços do Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo inaugura nesta quinta, dia 25, dois novos espaços no Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (Petar): um mirante e um Centro de Interação Ambiental (CIA).
O centro é composto por área destinada à recepção de visitantes, auditório, loja de artesanato e espaço para exposições interativas. No local, vai funcionar também a administração do parque. Os investimentos no mirante e no centro totalizam R$ 1,1 milhão e fazem parte do Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo da Região de Mata Atlântica no Estado de São Paulo, realizado em parceria como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Em linha com o novo modelo adotado pela secretaria para parques do Estado, a loja do novo espaço vai beneficiar 21 artesãos e uma associação de 120 produtores rurais, todos moradores locais que foram capacitados pela equipe do projeto para atender ecoturistas. Com esse novo modelo, a secretaria passa a trabalhar de forma mais estratégica e prioritária a questão da concessão de serviços das Unidades de Conservação.
A primeira exposição do novo espaço é a Trilhas do Olhar, com ecofotografias de Malouh Gualberto, que mostram imagens únicas de trilhas, cachoeiras, fauna, flora e cavernas do Petar. De acordo com a parceria acertada com o BID, o banco vai investir US$ 15 milhões em quatro anos nos Parques Estaduais de Ilhabela, Ilha do Cardoso, Carlos Botelho, Intervales, Caverna do Diabo e do Alto do Ribeira.