Países amazônicos adotam declaração contra mudanças climáticas
Reunião entre chanceleres foi realizada em Brasília
Os ministros das Relações Exteriores dos países signatários da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (Otca) adotaram uma declaração oficial reiterando o compromisso conjunto na luta contra as mudanças climáticas.
No documento, assinado ao final da cúpula ministerial realizada nesta quinta-feira (23) em Brasília, os países que abrigam parte da floresta amazônica comprometem-se a aprimorar a coordenação para melhor responder à emergência causada pelo fenômeno "El Niño".
A onda de calor que atingiu a bacia amazônica causou a pior seca da história, com impactos significativos nas populações locais.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também participou da reunião, reafirmando o compromisso do Brasil com a proteção do bioma amazônico, que abriga 50 milhões de habitantes.
A cúpula de hoje sucede a 4ª Assembleia dos presidentes dos países signatários do tratado, realizada em 8 de agosto em Belém, no Pará.
Desde a assinatura do Tratado de Cooperação Amazônica em 1978, os chefes de estado se reuniram apenas três vezes: em 1989, 1992 e 2009. Fazem parte da Otca a Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. .