Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em Belém, Lula prega fim de dependência de combustíveis fósseis

Presidente alertou que crises geopolíticas drenam recursos

6 nov 2025 - 13h35
(atualizado às 14h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira (6) a superação da dependência dos combustíveis fósseis e alertou sobre tensões geopolíticas que drenam recursos necessários para combater a mudança climática, durante o discurso de abertura das atividades da Cúpula do Clima, diante de dezenas de mandatários de diversos países, em Belém.

Lula discursa na Cúpula do Clima de Belém
Lula discursa na Cúpula do Clima de Belém
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Acelerar a transição energética e proteger a natureza são as duas maneiras mais efetivas de conter o aquecimento global. Estou convencido de que, apesar de nossas dificuldades e contradições, precisamos superar nossa dependência dos combustíveis fósseis e mobilizar os recursos necessários para esse objetivo", afirmou Lula.

Esse trecho do discurso do presidente foi o mais aplaudido pelo público presente.

Foram necessárias 29 COPs "para que se admitisse", na Cúpula de Baku de 2024, "a perspectiva de ampliar o financiamento climático para US$ 1,3 trilhão", e Belém "honrará o legado" daquela reunião, destacou o mandatário.

A conjuntura global, marcada pelo unilateralismo, foi outro dos aspectos mencionados durante a intervenção do líder brasileiro. Em sua avaliação, há um "descompasso entre o contexto geopolítico e a urgência climática". "Forças extremistas fabricam inverdades para aprisionar as gerações futuras a um modelo ultrapassado que perpetua a degradação ambiental", disse.

Para o mandatário e anfitrião do encontro, é necessário advertir sobre o risco de não agir com urgência para evitar que o planeta atinja um ponto de não retorno.

"Rivalidades estratégicas e conflitos armados desviam a atenção e drenam os recursos que deveriam ser destinados ao enfrentamento ao aquecimento global. Enquanto isso, a janela de oportunidade que temos para agir está se fechando rapidamente", alertou.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade