A Finlândia temia que a URSS atacasse suas estradas durante a Segunda Guerra Mundial, então inventou as árvores voadoras
Sem orçamento e com o inimigo do outro lado da fronteira: foi assim que os finlandeses camuflaram 10 km de estrada
Em tempos de guerra, não se trata apenas de agir e estar presente, mas também de aparências. Recentemente, vimos como o Irã fingiu ter caças estacionados para que Israel desperdiçasse seus mísseis, mas esse truque de esconde-esconde é tão antigo quanto o mundo. De fato, durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos chegaram a ter um "Ghost Army" ("Exército Fantasma") dedicado a essas tarefas.
É justamente no contexto dessa segunda guerra global que se desenrola essa curiosa história de ocultação de infraestrutura, realizada pela Finlândia.
A Finlândia é um país nórdico localizado na Península Escandinava, o mais oriental da tríade formada por Noruega, Suécia e Finlândia. Isso significa que faz fronteira com a Rússia, embora na época fosse a URSS.
Sua localização no mapa a levou a lutar em três guerras a partir de três posições diferentes: a Guerra de Inverno, onde foi atacada pelos soviéticos; a Guerra da Continuação, na qual atacou a URSS aproveitando-se da Operação Barbarossa nazista; e a Guerra da Lapônia, na qual lutou contra a Alemanha após assinar um armistício com a URSS.
A fotografia que ilustra a capa deste artigo, que você pode ver na íntegra logo após este parágrafo, foi tirada por Osvald Hedenström e está preservada no arquivo fotográfico das Forças de Defesa da Finlândia, juntamente com a legenda escrita pelo fotógrafo:
"Os finlandeses camuflaram os 10 km da fronteira na estrada de Raatteen com caminhos rurais, com pinheiros que parecem flutuar no ar, porque bem...Matérias relacionadas
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.