IA ajuda a inteligência humana a avançar mais rápido, diz Gilberto Gil, 30 anos após comparar Terra ao tamanho da parabólica
Cantor falou sobre avanços tecnológicos em entrevista ao podcast Futuro Vivo
O cantor e compositor Gilberto Gil, 83, acredita que o avanço da inteligência artificial ajuda o desenvolvimento da inteligência humana. O ícone da MPB falou sobre os desenvolvimentos tecnológicos e seu impacto na humanidade em entrevista ao podcast Futuro Vivo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em 1995, o compositor escreveu no hit Parabolicamará que "o mundo é grande, porque Terra é pequena, do tamanho da antena parabólica". Trinta anos depois, ele se diz surpreso com a IA. O compositor alega sempre ter confiado que o "progresso científico fosse acelerar esse processo de apropriação do conhecimento", mas "alguma coisa como a inteligência artificial, eu ainda não tinha condições de prever".
Durante um bate-papo com o apresentador Victor Cremasco, Gilberto Gil revelou que já utilizou ferramentas de inteligência artificial, embora "muito experimentalmente" e "só para tomar conhecimento de como ela opera" e quais promessas ela traz.
"[A inteligência artificial permite] essa coisa da substituição do esforço humano por certa tranquilidade, por uma certa quietude, proporcionando ao homem mais possibilidades de lazer, de entretenimento construtivo", argumentou ele, que acrescentou que "não é preciso ser alarmista", já que as tecnologias tendem a contribuir muito mais do que impactar negativamente.
"Acho que a inteligência artificial pode promover muitos benefícios novos para a sociedade humana", falou Gil. "Essa coisa do ócio criativo que ela estimula com a substituição daquilo que chamei de esforço humano para fazer avançar a inteligência. A inteligência artificial ajuda a inteligência humana a avançar de uma forma mais rápida, mais efetiva, apesar das grandes ameaças que ela traz consigo."
O cantor se mostrou bastante otimista em relação a uma superação definitiva do mal pelo bem. "O bem é algo a ser permanentemente almejado. É esse almejar que vai nos dar instrumentos, ferramentas para estabelecer a cura naquilo que precisa ser curado", pontuou Gil. "O que a gente tem que fixar no ser humano é o compromisso com o bem, com a bondade e com a solidariedade."
O podcast Futuro Vivo contará com 13 episódios e faz parte da plataforma de sustentabilidade homônima da Vivo. Os episódios são disponibilizados toda terça-feira no Terra e em plataformas de áudio (Spotify) e vídeo (YouTube). Além de Gilberto Gil, participam Carlos Nobre, Kaká Werá e Denise Fraga (19/8).
Encontro Futuro Vivo
Gilberto Gil é um dos convidados do Encontro Futuro Vivo, evento que reunirá nomes como Ailton Krenak, Denise Fraga, Carlos Nobre, Gabor Maté e Johan Rockström para refletir sobre o futuro da vida no planeta. O Encontro acontece no dia 26 de agosto no Teatro Vivo, com transmissão do Terra.
Acesse encontrofuturovivo.com.br e inscreva-se.