Da ficção científica para a realidade: cientistas propõem "diminuir" a luz do sol para desacelerar efeitos do aquecimento global, mas equipe de pesquisadores afirma que isso levará ao caos
Teoria propõe lançar aerossóis na atmosfera para bloquear parte da luz do sol que chega na Terra
Teorias para diminuir o aquecimento global estão cercando a ciência desde a década de 1960 e depois ganhou uma pesquisa mais afundo após a erupção do Monte Pinatubo, nas Filipinas, que, na ano de 1991, diminuiu a temperatura da Terra em 0.5°C. Mais do que nunca, com os efeitos ainda maiores do aquecimento global, essa teoria de diminuir a temperatura da Terra manualmente está sendo considerada na ciência, mas muitos pesquisadores alertam que essa pode não ser uma boa solução e, em vez disso, irá causar um caos mundial.
Segundo a teoria, para diminuir os efeitos do aquecimento e a chegada do Sol na Terra, cientistas propõem lançar aerossóis na troposfera da Terra, chamado de injeção de aerossol estratosférico (SAI, em inglês), algo que pode até ser tirado de um livro de ficção científica.
"Há uma série de coisas que podem acontecer se você tentar fazer isso — e estamos argumentando que a gama de resultados possíveis é muito mais ampla do que qualquer um havia imaginado até agora," afirma V. Faye McNeill, químico atmosférico e cientista de aerossóis da Escola de Clima e Engenharia da Columbia.
Publicado na Scientific Reports, McNeill e sua equipe examinaram as barreiras físicas, políticas e econômicas que tornam o SAI muito mais complexo na realidade do que na teoria. Entre outros elementos que precisam ser considerados está a altitude e latitude de onde essas partículas seriam liberadas, sua quantidade e o período do ano.
McNeill ainda lembra que para que isso aconteça ...
Matérias relacionadas