Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Secretário-geral ONU evita entrar em polêmica e diz que 'gostou muito de Belém'

António Guterres está em Belém (PA) nesta quinta-feira, 20, para o penúltimo dia da COP30

20 nov 2025 - 14h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
António Guterres, secretário-geral da ONU, evitou polêmica e elogiou Belém durante a COP30, em contraste com críticas de Friedrich Merz, primeiro-ministro alemão, ao Brasil, que geraram reações do presidente Lula e outras autoridades brasileiras.
António Guterres, Secretário-geral das Nações Unidas, participa de entrevista coletiva durante a 30ª Conferência das Partes (COP30)
António Guterres, Secretário-geral das Nações Unidas, participa de entrevista coletiva durante a 30ª Conferência das Partes (COP30)
Foto: Ueslei Marcelino/COP30

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, evitou entrar em polêmica nesta quinta-feira, 20, ao ser questionado sobre o que achou de Belém (PA). "Eu gostei muito de Belém", disse o secretário-geral com um sorriso no rosto durante uma coletiva de imprensa na 30ª Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP30)

Guterres não se estendeu no assunto, que tem repercutido bastante na mídia internacional desde que o primeiro-ministro alemão, Friedrich Merz, afirmou que ficou "feliz" em ter saído do Brasil e ter retornado à Alemanha após sua passagem pela conferência. 

"Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: 'Quem de vocês gostaria de ficar aqui?' Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha", disse o chanceler em 13 de novembro, no Congresso Alemão do Comércio.

Chanceler alemão diz que comitiva ficou feliz de ir embora de Belém após viagem à COP30:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu a crítica de Merz na última terça-feira, 18, durante a inauguração da ponte que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA). "Ele, na verdade, deveria ter ido num boteco no Pará. Ele, na verdade, deveria ter dançado no Pará. Ele, na verdade, deveria ter provado a culinária do Pará. Porque ele iria perceber que Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará, a cidade de Belém. E eu falava toda hora, coma maniçoba", destacou. 

A primeira-dama brasileira Janja Lula da Silva também alfinetou o premiê alemão durante um painel na COP30. Segundo ela, Friedrich Merz não conheceu a Amazônia de verdade. "Ele achou ruim porque não pisou nesse território. Ele entrou em uma sala com ar-condicionado e realmente não viveu tudo o que a Amazônia tem a oferecer, o que a cidade de Belém tem a oferecer ao povo e ao povo da Amazônia", afirmou.

Lula rebate críticas à COP30: 'Não reclamam do preço da água no aeroporto, mas reclamaram no Pará':

Após o atrito diplomático, Merz não se desculpou pela fala polêmica. Durante uma coletiva na quarta-feira, 19, ele afirmou que Lula concordaria com ele sobre a Alemanha ser um dos países mais bonitos do mundo e disse que está ansioso para encontrar o presidente brasileiro. 

"Eu estou ansioso pelo próximo encontro com o presidente Lula. Tivemos em Belém um encontro pessoal muito bom. Hoje à tarde houve uma conversa do ministro alemão do Meio Ambiente, Carsten Schneider, com o presidente Lula, e eu pedi que ele transmitisse a ele os meus mais cordiais cumprimentos", declarou.

O primeiro-ministro deve encontrar com o presidente Lula durante a reunião do G20, na África do Sul, nos dias 22 e 23 de novembro. "Parto do princípio de que teremos mais uma boa conversa na África do Sul, sem qualquer peso ou constrangimento. Eu disse que a Alemanha é um dos países mais bonitos do mundo e eu acho que o presidente Lula provavelmente também aceitará isso. Espero que consigamos chegar a decisões comuns na África do Sul", completou.

Janja responde premiê alemão que criticou Belém: ‘Só ficou em uma sala no ar-condicionado’:
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade