Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Área da COP30 atingida por incêndio reabre após seis horas interditada

Área atingida pelas chamas ficará isolada

20 nov 2025 - 21h04
(atualizado às 22h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Fogo que atingiu pavilhão da COP30 foi controlado e bombeiros investigam causa:

A Zona Azul da COP30, que foi atingida por um incêndio na tarde desta quinta-feira, 20, reabriu por volta das 20h40 após mais de seis horas interditada. De acordo com a organização do evento, o local foi inspecionado e considerado seguro pelo Corpo de Bombeiros. 

"As autoridades brasileiras restabeleceram as condições de operação no espaço da conferência, obtiveram o alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros e devolveram a área à UNFCCC. A Zona Azul foi restabelecida e voltou a funcionar às 20h40 de hoje. A área afetada pelo incidente ficará isolada até a conclusão da conferência", informou. 

Não haverá atividades plenárias na noite desta quinta-feira. As sessões de plenárias desta sexta-feira, 21, serão abertas apenas às delegações e serão transmitidas online. 

"Temos um trabalho substancial pela frente, e confiamos que os delegados retornarão às negociações com espírito de solidariedade e determinação para assegurar um resultado bem-sucedido para esta COP", reforçou a organização da conferência. 

O incêndio atingiu o Pavilhão Países, na área restrita da conferência, por volta das 14h desta quinta-feira. Toda a Zona Azul foi evacuada e 21 pessoas precisaram de atendimento médico, sendo 19 por inalação de fumaça e 2 por crise de ansiedade. 

Vídeo mostra momento que pavilhão começa a pegar fogo na COP30:

Do lado de dentro, era possível ouvir o barulho das sirenes do Corpo de Bombeiros e de ambulâncias, que não tardaram em atender a ocorrência. Em nota, a organização do evento também informou que as equipes de bombeiros e de segurança atuaram prontamente no combate ao incêndio.

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que o fogo se alastra. As imagens mostram quatro pessoas em um painel discursando para o público. Em seguida, as chamas sobem rapidamente e atingem a lona que abriga a Zona Azul.

Minutos depois, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse que as equipes do Corpo de Bombeiros trabalhavam agora apenas no rescaldo das chamas. "A brigada foi acionada pela ONU, responsável pela gestão do espaço durante a conferência", afirmou. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a principal linha de investigação aponta que um micro-ondas pode ter começado o incêndio.

Veja as imagens do incêndio que atingiu a Zona Azul da COP30, em Belém:
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade