Ciclone extratropical atinge País no Dia das Crianças com ventos de até 80 km/h
Fenômeno atinge o centro-sul do Brasil e provoca chuva por várias regiões
Ciclone extratropical atingirá o centro-sul do Brasil no Dia das Crianças, trazendo ventos de até 80 km/h, chuvas intensas e risco de temporais até segunda-feira, especialmente na Região Sul.
Um ciclone extratropical deve atingir o centro-sul do Brasil neste domingo, dia 12, Dia das Crianças, trazendo chuvas intensas e ventos que podem superar os 80 km/h, segundo a Nottus Meteorologia. O fenômeno está associado à formação de uma frente fria e a um sistema de baixa pressão, que deve provocar ventania principalmente no Rio Grande do Sul e se espalhar para Santa Catarina, Paraná e São Paulo entre domingo e segunda-feira, 13.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva ganha força em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com acumulados que podem ultrapassar 80 milímetros até segunda-feira, especialmente no centro gaúcho.
As rajadas de vento devem variar entre 50 km/h e 70 km/h, podendo ultrapassar 80 km/h em pontos isolados. O avanço da frente fria também aumenta o risco de temporais e queda de granizo no Mato Grosso do Sul e em São Paulo.
Região Sul
A região será a mais afetada pelo ciclone. Novas áreas de instabilidade se espalham pelo Rio Grande do Sul, com chuva de moderada a forte intensidade e risco de temporais no noroeste do estado. Ao longo do dia, as pancadas atingem também Santa Catarina e Paraná, com possibilidade de chuva forte e ventania.
Na quarta-feira, 15, uma nova frente fria deve avançar pelo Sul, mantendo os temporais até sexta, 17.
Região Sudeste
Em São Paulo, o domingo começa com nevoeiro e mínima em torno dos 16°C, mas o sol predomina ao longo do dia e as temperaturas chegam aos 30°C. À noite, a nebulosidade aumenta e há possibilidade de chuva fraca isolada na Grande São Paulo.
Nas demais áreas do Sudeste, chuvas continuam no Espírito Santo e no litoral de Minas Gerais, de forma isolada. O sul paulista e o sul mineiro podem ter chuva moderada a forte no período da tarde.
Região Centro-Oeste
O Mato Grosso do Sul será um dos estados mais afetados pelo avanço da frente fria, com risco de temporais no sul e oeste. Em Mato Grosso e Goiás, também há previsão de pancadas de chuva, especialmente à tarde, de forma isolada e irregular.
Região Nordeste
No Nordeste, as chuvas seguem concentradas na faixa litorânea, especialmente no litoral e agreste da Bahia. O interior da região continua sob forte calor e baixa umidade. As temperaturas elevadas predominam em praticamente todos os estados.
Região Norte
O domingo deve marcar a formação do corredor de umidade pela primeira vez neste mês, favorecendo as pancadas de chuva e temporais em Rondônia, no leste do Amazonas, sul do Pará e oeste do Tocantins. Já no norte do Pará e no Amapá, o tempo permanece mais aberto, com temperaturas altas em toda a região.
Próximos dias
O ciclone deve perder força gradualmente a partir de terça-feira, 14, mas uma nova frente fria está prevista para chegar ao Sul na quarta, mantendo o tempo instável até o fim da semana. No Sudeste, a chuva diminui a partir de quinta, e as temperaturas voltam a subir.