Capivara atingida com flecha morre após resgate em represa de São Paulo
Animal foi resgatado na Represa Guarapiranga, mas não resistiu aos ferimentos; prefeitura afirma que caso será apurado
Encontrada com uma flecha cravada no corpo, uma capivara morreu depois de ser resgatada por uma equipe do Grupamento Náutico da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na Represa Guarapiranga, na região de M'Boi Mirim, na Zona Sul de São Paulo, neste domingo, 26.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A GCM, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), foi acionada por meio do telefone 153 para atender à ocorrência envolvendo o animal. Uma equipe da Inspetoria Ambiental Capivari-Monos realizou o resgate e encaminhou a capivara ao Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).
No entanto, o animal não resistiu aos ferimentos e morreu. De acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, exames necroscópicos ainda serão realizados para apurar as circunstâncias da morte.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo repudiou veementemente qualquer ato de violência contra a fauna e reforçou que ferir ou matar animais silvestres configura crime ambiental, conforme prevê a Lei nº 9.605, de 1998.
A administração municipal orienta que moradores que encontrarem animais silvestres feridos ou em situação de risco acionem a GCM Ambiental pelo telefone 153 (Central de Atendimento de Urgência e Emergência) ou a Divisão da Fauna Silvestre (DFS) pelo WhatsApp (11) 95220-0219, disponível diariamente das 8h às 17h. As equipes técnicas fornecem orientações adequadas para que a situação seja conduzida de forma segura.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.