PUBLICIDADE

Após onda de calor, temperaturas em São Paulo devem ficar entre 10°C e 14°C mais baixas até segunda

Alerta de temporal para os próximos dias leva governo de São Paulo a criar gabinete de crise

17 nov 2023 - 15h55
(atualizado às 17h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Temporal derruba árvores em São Paulo
Temporal derruba árvores em São Paulo
Foto: Taba Benedicto/Estadão / Estadão

As altíssimas temperaturas que assolam o estado de São Paulo devem dar lugar a uma intensa frente fria a partir deste sábado, 18. Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da agência Climatempo, até segunda-feira, 20, o tempo deve ficar mais frio, com as temperatuas máximas entre 10°C e 14°C, muito abaixo das vistas nesta semana. 

Na segunda-feira, 13, os termômetros chegaram a 37,9ºC, no que foi a maior temperatura para o mês de novembro registrada na capital paulista em 80 anos, desde 1943, segundo o instituto. Havia a previsão de quinta-feira, 16, ser o dia mais quente, com os termômetros podendo marcar até 39ºC, mas a temperatura ficou em torno de 32ºC. 

A passagem da frente fria pelo estado também trará pancadas de chuva forte. A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para temporais seguidos por raios, granizo e rajadas de vento intensas, que poderão variar entre 60 km/h e 80 km/h, podendo alcançar até 100 km/h, na região metropolitana, no litoral e Vale do Paraíba.

O alerta de risco para temporal levou o governo paulista a montar um gabinete de crise. O grupo é formado por secretários do governo, além de membros da Defesa Civil, da Sabesp e das concessionárias de energia – como Enel e CPFL.

Confira a previsão, segundo a Climatempo, para os próximos dias:

  • Sábado, 18/11: mínima de 22 °C e máxima de  36°C - 67% de probabilidade de chuva
  • Domingo, 19/11: mínima de 19 °C e máxima de  26°C - 83% de probabilidade de chuva 
  • Segunda-feira, 20/11: mínima de 17°C e máxima de 24°C - 90% de probabilidade de chuva
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade