WEC: Dudu Barrichello crava a pole da GT3 em Interlagos
Piloto brasileiro da Aston Martin chama a responsabilidade e garante a pole em casa
Barrichello pole em Interlagos. Soa familiar? Dudu Barrichello repete feito do pai, Rubens, e crava a pole position no templo do automobilismo brasileiro, correndo por uma categoria internacional. Se Rubens conseguiu os feitos pela Fórmula 1 em 2003, 2004 (de Ferrari) e 2009 (de Brawn), Eduardo o fez nesse sábado, pela categoria GT3 do Mundial de Endurance (WEC).
Correndo com um Aston Martin Vantage AMR #10 da equipe Racing Spirit of Le Mans, o brasileiro não deu chances aos favoritos da Lexus e se valeu de seu vasto conhecimento da pista para marcar 1min33s849 e ser o mais rápido entre os pilotos da categoria GT3.
Os dois carros da Lexus vieram logo em seguida, com o #87 à frente do #78. O Mercedes-AMG GT3 da Iron Lynx foi o 4º, seguido pelos dois McLaren 720S da United. Iron Dames (Porsche 911), Proton (Ford Mustang) e os dois carros da TF (Corvette) fecharam o top 10.
As 6 Horas de São Paulo começam no domingo (13), às 11 horas. A torcida brasileira estará em peso empurrando o piloto local rumo àquela que pode ser sua primeira vitória na categoria.
Brasileiros e vencedores de Le Mans fora já no Q1
Se Dudu Barrichello teve um dia inesquecível, os outros brasileiros do grid não tiveram a mesma felicidade. O BMW M4 GT3 #31, com pintura verde-e-amarela, dos brasileiros Augusto Farfus e Pedro Ebrahim, acabou eliminado ainda na primeira parte da classificação, quando era pilotado por Yasser Sharin. O trio parte do 18º e último lugar, em dia difícil para a BMW, que ainda teve o #46, de Valentino Rossi, apenas na 14ª posição.
Outra eliminação sentida no Q1 foi a do Porsche 911 GT3 R de número #92, vencedor de Le Mans. O carro da Manthey 1ST Phorm não foi além do 13º posto. Os dois carros da Ferrari caíram na etapa inicial, junto do Aston Martin Vantage AMR #27, o Ford Mustang #77 e o Mercedes-AMG GT3 #60.
Para chegar à pole, o time de Dudu precisou ralar. Com Anthony Mcintosh ao volante, o Aston se classificou para a hyperpole no limite, no 10º posto.
O Q1 teve a Lexus voltando à frente, com o carro #87. Os japoneses classificaram também seu outro carro, no 6º lugar. A McLaren também foi bem, com seus dois carros em 2º e 4º, separados pelo Ford Mustang #88. Corvette, com seus dois carros, o Mercedes #61 e o Porsche #85 da Iron Dames fecharam os classificados.