“Verstappen perdeu 50 pontos sem ter culpa”, afirma Marko
Consultor da Red Bull acredita que Max Verstappen poderia estar com liderança ainda mais folgada na Fórmula 1
A cinco corrida do fim da empolgante temporada de 2021 da Fórmula 1, Max Verstappen está 12 pontos à frente de Lewis Hamilton na tabela de classificação. Mas, para Helmut Marko, consultor da Red Bull, a vantagem poderia ser bem maior, não fosse por alguns incidentes em que o piloto da equipe esteve envolvido sem ter culpa.
Em entrevista ao portal Autosport, o homem forte da Red Bull deu sua visão sobre o campeonato até aqui, da perspectiva de sua equipe: “Antes das últimas três corridas, nós temíamos que poderíamos estar bem para trás agora. Mas acabou que pontuamos mais que o [Lewis] Hamilton nessas corridas – principalmente por conta de o Hamilton ter sido só 5º na Turquia, enquanto o Max terminou em 2º em Sochi. Claro, teve sorte também, por causa da chuva. Mas o mais marcante é que nós, inocentemente, perdemos em Baku, perdemos em Silverstone e perdemos na Hungria. Se você calcular os pontos perdidos, dá mais de 50 pontos nessas três corridas. E mesmo assim estamos 12 pontos na frente.”
De fato, Verstappen deixou de fazer pontos importantes nas provas citadas por Marko. No Azerbaijão, ele caminhava para a vitória quando, a apenas 5 voltas do fim, seu pneu estourou, provocando um acidente. Nessa prova, Hamilton também não pontuou, mas por um erro próprio na relargada que o jogou para o fundo do pelotão.
Na Inglaterra, o polêmico toque entre Hamilton e Verstappen causou forte acidente do holandês. Hamilton chegou a ser punido, mas se recuperou e venceu. E, na Hungria, Verstappen foi atingido na confusão da primeira curva causada por Valtteri Bottas. Com o carro bastante prejudicado, ele não pôde ir além do 9º lugar, enquanto Hamilton, que também caiu para o fim da fila nessa corrida, subiu até o 2º posto.
Na luta pelo título, essas três corridas custaram exatos 39 pontos a Verstappen, considerando apenas o que Hamilton fez a mais que ele. O piloto da Mercedes somou 25 pontos a mais em Silverstone e 14 em Hungaroring. Em Baku, nenhum dos dois pontuou.
Helmut falou sobre as perspectivas da Red Bull para as etapas restantes: “Acho que temos que ganhar pelo menos mais duas corridas para chegar seguros ou, pelo menos, confiantes para a última corrida”.
Sobre a possibilidade de essas duas vitórias virem já nas próximas corridas, no México e no Brasil, onde a Red Bull tem se mostrado forte nos últimos anos, Marko foi cauteloso: “São pistas que nos favorecem. Só que já aconteceu tanta coisa nessa temporada. As chamadas pistas da Mercedes não foram pistas da Mercedes, e o mesmo vale para a Red Bull.”
Para o experiente Helmut Marko, a diferença entre Mercedes e Red Bull está no detalhe, o que só valoriza a disputa entre seus principais pilotos. “Parece que a Mercedes consegue encontrar o acerto do carro mais rápido. Nosso carro é mais complexo e, em geral, demoramos mais para acertá-lo. Mas só há dois pilotos que podem extrair o máximo dos carros, que são o Hamilton e o Max.
Por fim, Helmut Marko deu seu palpite sobre quais as chances de seu pupilo Max Verstappen conquistar o título: “Se nós vencermos as duas próximas corridas, diria que 60% a 40% para o Max.
Como dito, a próxima etapa da Fórmula 1 será no México, em evento que passa a se chamar Grande Prêmio da Cidade do México, e acontecerá entre os dias 5 e 7 de novembro. Uma semana depois, entre os dias 12 e 14, acontece a etapa de Interlagos – que também mudou de nome e passa a ser GP de São Paulo.