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Saiba quem são os patrocinadores da Ferrari

No quarto texto desta série, mostramos quais são e o que fazem os patrocinadores da mais carismática equipe da Fórmula 1

3 jun 2021 - 17h21
(atualizado em 4/6/2021 às 18h22)
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Foto oficial da apresentação do SF21 com todos os patrocinadores.
Foto oficial da apresentação do SF21 com todos os patrocinadores.
Foto: Ferrari / Divulgação

Não importa o país, o idioma e nem o clima, se tem um autódromo com corrida de Fórmula 1, então sempre vai haver torcida da Ferrari. E não é para menos, já que se trata da mais antiga equipe em atividade na categoria, ostentando a incrível marca de 15 títulos mundiais de pilotos e 16 de construtores. Atualmente, o nome oficial do time é Scuderia Ferrari Mission Winnow Team e, a seguir, explicamos quais são e o que fazem os patrocinadores do time, que possui sede em Maranello, na Itália.

Ferrari: oficialmente criada em 1947 – quando o primeiro carro com a marca do cavallino foi lançado, a fabricante dedicou-se inicialmente a modelos de competição e só após a Segunda Guerra Mundial começou a produzir carros de rua. Uma curiosidade nem sempre lembrada é que o emblema da divisão de automóveis de passeio é o retangular, enquanto o escudo com as letras S e F é usado somente nos modelos de competição.

Mission Winnow: embora seja o patrocinador principal do time desde 2018, até hoje ninguém sabe direito do que se trata. A companhia tabagista Philip Morris International, dona da marca, explica vagamente que se trata de um “programa de conteúdos relacionados à ciência, à inovação e à tecnologia”, mas o fato é que muita gente acusa a empresa de, com essa estratégia, tentar disfarçar a publicidade de produtos relacionados ao tabaco, como você pode ver aqui.

Shell: multinacional petrolífera de origem anglo-holandesa, seu nome oficial é Royal Dutch Shell Group e foi fundada em 1907. Em 2010, associou-se com a Cosan no Brasil na criação da joint-venture Raízen e passou a atuar em todas as etapas de produção de etanol e de açúcar a partir da cana-de-açúcar.

Ray-Ban: provavelmente a marca de óculos de sol mais famosa do mundo, foi criada em 1937 pela americana Bausch & Lomb. Desde 1999, porém, pertence ao grupo italiano Luxottica.

Trabalho sincronizado nos boxes de Mônaco: patrocinadores agradecem a visibilidade.
Trabalho sincronizado nos boxes de Mônaco: patrocinadores agradecem a visibilidade.
Foto: Ferrari / Divulgação

Richard Mille: fabricante suíça de relógios de luxo, foi fundada em 1999 pelo francês que lhe dá nome. Seu primeiro modelo, contudo, só foi lançado em 2001, mas o RM 001 chegou causando rebuliço e foi considerado revolucionário pela imprensa especializada. Felipe Massa foi um de seus garotos propaganda.

Kaspersky: empresa de informática de origem russa, é uma das principais especializadas em segurança para a internet e foi fundada em 1997 por Eugene Kaspersky.

UPS: uma das maiores empresas de logística do mundo, a United Parcel Services surgiu em 1907 em Atlanta, nos Estados Unidos, como empresa de mensageiros. Atualmente possui mais de 400 mil empregados e atua em todo o mundo.

Weichai: estatal chinesa especializada na produção de motores a diesel para veículos (ônibus, caminhões e comerciais), unidades estacionárias e motores marítimos, além de peças automotivas.

Estrella Galícia 0,0: cerveja sem álcool produzida pela empresa espanhola Hijos de Rivera, cuja sede se localiza em Coruña, na Galícia (ou Galiza). Está presente em diversos países, como Alemanha, Brasil, Estados Unidos e México, por exemplo.

OMR: criado em 1919, o grupo (cujo nome é a sigla para Officine Meccaniche Rezzatesi) produz componentes e sistemas para automóveis de passeio e veículos comerciais e possui fábricas em 16 países, incluindo o Brasil.

Os carros da Ferrari são sempre vermelhos, mas, mesmo assim, eles seguem chamando a atenção.
Os carros da Ferrari são sempre vermelhos, mas, mesmo assim, eles seguem chamando a atenção.
Foto: Ferrari / Divulgação

Mahle: empresa de origem alemã especializada em peças automotivas, adquiriu diversas fabricantes, como as brasileiras Metal Leve e Cofap, além de Dana, Behr e Delphi Thermal. Alemanha, Brasil, Estados Unidos e China são alguns dos grandes mercados onde está presente atualmente.

Pirelli: a fabricante italiana de pneus é a atual fornecedora exclusiva para a Fórmula 1.

SKF: o nome é a sigla de Svenska Kullager Fabriken, ou fábrica sueca de rolamentos, e identifica a atual líder mundial na produção de rolamentos e tem sede em Gotemburgo, na Suécia.

Marelli: empresa que surgiu após a compra da italiana Magneti Marelli pela japonesa Calsonic Kansei, é uma gigante mundial no fornecimento de autopeças de diversos tipos.

NGK: uma das líderes mundiais na produção de velas de ignição, a Nihon Gaishi Kabushikigaisha (ou fábrica de isolantes japoneses) foi fundada em outubro de 1936 em Nagoya, no Japão.

Brembo: marca italiana de freios automotivos, é reconhecida principalmente por fornecer produtos para automóveis e motocicletas de alto desempenho.

Riedel: empresa alemã, fundada em 1987, especializada em equipamentos de comunicação.

Não faltam patrocinadores para a tradicional equipe italiana.
Não faltam patrocinadores para a tradicional equipe italiana.
Foto: Ferrari / Divulgação

Palantir: companhia americana de softwares e serviços de informática especializada em serviços na área financeira.

Garrett Motion: fabricante conhecida por produzir turbocompressores foi criada em 2018 após desligar-se da Honeywell, sua antiga controladora.

Sabelt: fundada em 1972, a marca italiana é reconhecida por seus produtos ligados aos esportes a motor, principalmente cintos de segurança e bancos de competição.

Puma: fabricante alemã de equipamentos esportivos, fornece os uniformes e os calçados de todos os integrantes da equipe, incluindo os macacões de pilotos e de mecânicos.

Radiobook: criada em 2014 no Japão, atua na área de tecnologia da mobilidade, oferecendo assistência para smartphones e tablets.

VistaJet: empresa global de aviação executiva, atua em 187 países e, de acordo com a própria companhia, cobre 96% de todo o planeta.

Giorgio Armani: criada pelo renomado estilista, a empresa italiana de moda atua em diversas áreas, como a de cosméticos, perfumes, joias, relógios e ternos masculinos.

Experis: divisão de recrutamento de profissionais voltada especificamente ao setor de TI da consultoria americana Manpower.

Bell: conhecida fabricante americana de capacetes e itens de proteção, fornece o item para todos os integrantes que atuam no pit-lane durante as corridas, assim como os pilotos.

Alfa Romeo: a tradicional montadora italiana – hoje integrante do Grupo Stellantis, assim como a Fiat – possui equipe própria, mas também apoia a escuderia de Maranello.

Technogym: fabricante italiana de equipamentos para exercícios físicos, foi fundada em 1983 e hoje seus aparelhos podem ser encontrados nas principais academias e clubes do planeta.

Iveco: marca integrante do grupo CNH Industrial (Case New Holland), voltada para o setor de veículos comerciais, transportes e máquinas agrícolas. No Brasil, possui portfólio que inclui comerciais leves (linha Daily) até tratores (NH).

FIA Action for Road Safety: campanha mundial lançada pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) para contribuir com a Década de Ações Pela Segurança no Trânsito, criada pela ONU, em 2011.

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