PUBLICIDADE

Parabólica

Lewis fica surpreso com atitude de Max após acidente na F1

Hamilton se diz surpreso com falta de preocupação de Verstappen após acidente no GP da Itália. Inglês relata dores no pescoço e na cabeça

12 set 2021 - 20h42
(atualizado às 20h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Hamilton sai do carro.
Hamilton sai do carro.
Foto: Lewis Hamilton / Instagram

O choque entre Lewis Hamilton e Max Verstappen, que tirou ambos do Grande Prêmio da Itália, ainda rende muitas discussões. O acidente aconteceu logo após a rodada de paradas nos boxes para as trocas de pneus. Hamilton voltou à pista emparelhado com Verstappen e os dois contornaram juntos a primeira perna da Variante del Rettifilo, a primeira chicane de Monza, mas se tocaram na tomada da segunda perna. 

Com o toque, os dois carros foram para na brita. Chamou a atenção o fato de o Red Bull de Verstappen ser catapultado após o impacto e parar sobre o Mercedes de Hamilton. Se não fosse o halo, o dispositivo instalado para proteger a cabeça dos pilotos, muito provavelmente o pneu do carro de Verstappen teria atingido o capacete de Hamilton com força. 

Com os dois carros fora de combate, Verstappen saiu de seu cockpit e foi embora da cena, enquanto Hamilton ainda ficou por mais de um minuto dentro de seu Mercedes. O inglês se espantou com a atitude do holandês: “eu vi o Max saindo do carro e indo embora. Achei aquilo um pouco surpreendente, porque entendo que, quando nós temos esses acidentes, a primeira coisa que queremos fazer é confirmar se o cara com quem batemos está bem”, disse à Autosport. 

A cutucada no rival remonta ao GP da Inglaterra, quando os dois também se tocaram e Verstappen foi para o muro em alta velocidade, precisando ir para um hospital para fazer exames. Àquela altura, Verstappen e a Red Bull criticaram bastante Hamilton por ter comemorado a vitória enquanto o rival ainda estava no hospital. 

O acidente entre Lewis e Max.
O acidente entre Lewis e Max.
Foto: F1 / Twitter

Hamilton contou o que se passou em sua cabeça nos segundos depois da batida: só queria voltar para a corrida. “Estando no carro, eu só conseguia pensar em seguir em frente e quantas posições eu estava perdendo.” E prosseguiu: “eu ainda estava em modo de corrida, então só pensava ‘como faço para sair daqui’. Eu estava com um pouco de dor mas só pensava ‘vamos, vamos’, mas infelizmente o carro não se movia.”

A dor a que se refere é uma dor no pescoço causada pelo impacto. “Ainda doi um pouco, para ser honesto”, disse após a corrida. “Acho que estava na adrenalina,

 no calor do momento [dentro do carro], mas parece que vai piorando um pouco conforme a adrenalina vai abaixando.” Em suas redes sociais, Hamilton ainda reportou que sentiu um impacto na cabeça, e também sente dores na região. 

Ainda em entrevista à Autosport no circuito de Monza, Hamilton agradeceu ao halo, que pode ter evitado uma potencial tragédia. “Graças a Deus pelo halo, que acho que salvou a mim e meu pescoço”. E voltou a mencionar o dispositivo em suas redes sociais: “o halo impediu que o acidente fosse bem pior e sou incrivelmente grato a todos aqueles que trabalham para fazer nossos carros e corridas mais seguros.” 

Após a corrida, os comissários da FIA julgaram o incidente e entenderam que Max Verstappen foi o culpado pelo incidente. Max recebeu uma punição de três posições no grid de largada da próxima etapa, o GP da Rússia, que acontece no dia 26 de setembro. 

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade