PUBLICIDADE

Parabólica

F1: os cinco pilotos que se sagraram campeões no Brasil

O GP do Brasil já foi palco de decisões de títulos por seis vezes, com cinco pilotos diferentes sendo coroados

12 nov 2021 - 09h13
Compartilhar
Exibir comentários

Durante muitos anos, o GP do Brasil foi um dos primeiros do calendário, mas a partir de 2004, a prova em Interlagos foi para o final do calendário, o que permitiu que o campeonato fosse decidido em São Paulo. 

1 - Fernando Alonso (2005 e 2006)

Fernando Alonso comemorando o título de 2005
Fernando Alonso comemorando o título de 2005
Foto: Twitter / F1

O espanhol Fernando Alonso quebrou uma sequência de cinco títulos de Schumacher, foram conquistas relativamente tranquilas. Em 2005, o Brasil foi a antepenúltima etapa do campeonato, o espanhol chegou com 111 pontos contra 86 de Kimi Raikkonen, em uma época onde a vitória valia 10 pontos, Alonso precisava simplesmente de uma diferença de 20 pontos, ele já tinha 35 pontos quando chegou em solo brasileiro.

Alonso foi pole e largou, mas foi superado pelos  carros da Mclaren, Montoya e Raikkonen, terminando em terceiro e ainda sim garantido o título, na época, ele tinha apenas 24 anos e se tornou o campeão mais jovem da história da F1.

Em 2006, o Brasil era a última etapa, o adversário era Michael Schumacher, mas Alonso chegou a 10 pontos de vantagem, já que na etapa anterior, o alemão quebrou quando liderava. Alonso precisava de um oitavo lugar para ser campeão sem precisar de outro resultado, mas chegou em segundo, com Michael Schumacher apenas em quarto depois de uma  corrida de recuperação. Foram os dois únicos títulos de um espanhol na categoria.

2 - Kimi Raikkonen (2007)

Kimi Raikkonen teve um dos títulos mais improváveis da F1
Kimi Raikkonen teve um dos títulos mais improváveis da F1
Foto: Twitter / F1

Se por um lado os títulos ganhado por Alonso foram tranquilos, os mesmos não podem ter dito de Raikkonen (Ferrari), na verdade foi um título muito improvável, já que faltando duas etapas para o final de campeonato, Kimi tinha 17 pontos de desvantagem para Lewis Hamilton (McLaren) e 5 para Fernando Alonso (McLaren) com 20 ainda em disputa.

Mas na China, Hamilton abandonou de maneira inacreditável, Kimi venceu com Alonso em segundo. No Brasil, Hamilton chegou com 107 pontos, Alonso tinha 103 e Raikkonen 100. Na qualificação, Felipe Massa (Ferrari) foi pole, Hamilton segundo, Raikkonen terceiro e Alonso quarto. Para ser campeão, Raikkonen precisava que Alonso chegasse no máximo em terceiro e Hamilton em sexto, um cenário que parecia improvável.

Mas logo na largada, Raikkonen pulou para segunda, Alonso foi para terceiro e Hamilton caiu para quarto, acabou passando reto na descida do lago, voltando em oitavo. Na volta sete, Hamilton já era sexto, mas começou a enfrentar um problema de câmbio, não conseguia engatar marcha e caiu para décimo oitavo. O britânico acabou terminando a corrida em sétimo.

Na frente, bastou uma inversão nos boxes para Raikkonen passar por Massa. O Finlândes venceu o título por um ponto: 110 contra 109 de Alonso e Hamilton.

3 - Lewis Hamilton (2008)

Lewis Hamilton venceu o título nas últimas curvas
Lewis Hamilton venceu o título nas últimas curvas
Foto: Twitter / McLaren

Essa talvez foi uma conquista muito dolorida para muitos brasileiros, afinal de contas, foi em cima de Felipe Massa. Lewis chegou no Brasil precisando do mesmo resultado do ano anterior, um quinto lugar para garantir o título. Enquanto Felipe Massa fazia uma corrida perfeita na frente, o britânico estava se mantendo em um confortável quarto lugar.

Mas a chuva veio, quase todo mundo parou para trocar, menos os carros da Toyota: Timo Glock e Jarno Trulli, que eram sétimo e oitavo respectivamente. Com isso, o alemão da Toyota pulou para quarto. Enquanto Lewis estava em quinto, mas pressionado por Sebastian Vettel (STR).

A estratégia da Toyota estava dando muito resultado, Glock era o carro mais rápido da pista até as últimas duas voltas, quando a chuva começou a apertar. Na última volta, na curva da Junção, Glock não resistiu e Vettel e Hamilton passaram por ele, com o britânico chegando em quinto e conquistando seu primeiro título mundial, se tornando o campeão mais jovem da categoria. Título que Vettel roubaria em 2010. 

4 - Jenson Button (2009)

Jenson Button comemorando o seu único título mundial
Jenson Button comemorando o seu único título mundial
Foto: Twitter / F1

Em 2009, o Brasil foi a penúltima etapa do campeonato, Jenson Button, da equipe surpresa da temporada, a Brawn GP, chegou em Interlagos podendo ser campeão se chegasse em terceiro. Ainda existiam outros dois pilotos na disputa: Rubens Barrichello (Brawn GP) e Sebastian Vettel (Red Bull).

Em uma qualificação que passou de duas horas de duração, com muita chuva, Vettel caiu no Q1, Button no Q2 e sobrou apenas Barrichello no Q3, passando por muito pouco, com a décima posição. Mas Barrichello conquistou a pole. Porém largava muito leve e precisava tentar abrir nas primeiras voltas, o que não aconteceu, um SC logo na primeira volta, enquanto Button já estava na nona posição.

Com a estratégia comprometida, Barrichello chegou nas voltas finais em terceiro, enquanto Button era o sexto, que já dava o título para o britânico, mas em uma disputa com Hamilton, o brasileiro acabou furando o pneu e tendo que fazer um pit. Barrichello chegou apenas em oitavo e Button cruzou a linha campeão mundial em quinto. 

5 - Sebastian Vettel (2012)

 Sebastian Vettel comemorando seu terceiro título
Sebastian Vettel comemorando seu terceiro título
Foto: Twitter / F1

A temporada de 2012 é com certeza uma das mais fantásticas da história da F1, marcada por um grande equilíbrio entre as equipes. Mas para fins de campeonato, apenas dois pilotos chegaram com chances de título, Sebastian Vettel, com 273 pontos e Fernando Alonso, com 260. Lembrando que nesse ano o sistema já era parecido com o atual, com a diferença que a volta mais rápida não era contabilizada.

E a qualificação foi muito boa para Vettel, ele conseguiu a quarta posição, enquanto Alonso foi apenas o oitavo. Mas a largada logo mostrou que as coisas não seriam fáceis para o alemão. Depois do S do Senna, Alonso tinha pulado para quinto e Vettel era apenas o sétimo, mas ainda estava em uma situação confortável nesse momento, até a descida do lago, quando se envolveu em um toque Bruno Senna e caiu para vigésimo segundo, a última posição. Além de ter um dano na lateral que a Red Bull não iria conseguir arrumar, Alonso ainda pulou para terceiro, o que só piorava a situação. Agora Alonso estava vencendo o campeonato com 275 pontos, 2 a frente de Vettel.

Mas na sexta volta, Vettel já passou em décimo primeiro, enquanto Alonso escapou no S do Senna e caiu para quarto. A incertezas do clima em Interlagos deixou tudo muito bem embolado e a cada momento, o pêndulo do título variava entre Vettel e Alonso, até chegar o momento mais dramático da prova. Na volta 52, Vettel era sétimo, a Red Bull resolveu arriscar com ele e colocar pneus slicks, o que se provou muito errado, Vettel teve que parar novamente para colocar pneus para a chuva e voltou apenas no décimo primeiro lugar.

Mas na mesma volta, os pilotos que disputavam a liderança, Hamilton e Hulkenberg bateram, com isso Vettel pulou para décimo, mas Alonso pulou para terceiro, nessa situação Alonso estava sendo campeão com 275 pontos contra 274 de Vettel. Mas o drama ainda aumentou, Hulkenberg foi punido e Alonso agora era o virtual segundo colocado, aumentando a diferença em mais três pontos, nessa situação Vettel precisava de um sétimo lugar.

Vettel conseguiu ganhar as três posições que precisava em três voltas, além de conseguir o sexto lugar, após passar Michael Schumacher, seu grande ídolo, com isso  garantiu o tricampeonato em sequência. 

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade