As 10 vitórias de Verstappen na campanha do título de F1
Para conquistar seu primeiro título de Fórmula 1, Max Verstappen precisou vencer 10 corridas. Relembre como foram as vitórias
O primeiro título de Max Verstappen veio de forma suada. A competição com Lewis Hamilton, da Mercedes, foi duríssima, mas o holandês da Red Bull levou a melhor e faturou o caneco da temporada 2021, encerrando uma hegemonia de 7 anos da Mercedes.
Para chegar lá, Max venceu nada menos que 10 vezes. Relembre cada uma dessas conquistas que pavimentaram o caminho para o título mundial de pilotos:
1ª – GP da Emília-Romanha
Na segunda corrida da temporada, Max foi 3º na classificação, atrás de Hamilton e de Sergio Perez – uma das únicas vezes em que largou atrás do companheiro em todo o ano. Com pista úmida, ele largou bem e foi agressivo para cima de Hamilton na curva Tamburello, assumindo a liderança já nos primeiros metros.
Verstappen abriu vantagem nas voltas iniciais. Hamilton, que errou ao tentar ultrapassar retardatários e caiu para 9º, se recuperou até chegar ao 2º, mas não alcançou o rival.
2ª – GP de Mônaco
Todo mundo sabe que largar da primeira posição em Mônaco é um passo enorme para a vitória, dada a dificuldade de se ultrapassar nas estreitas ruas do principado. E o mais rápido na classificação foi Charles Leclerc, da Ferrari, correndo em casa. Mas Leclerc bateu no final do Q3, danificando o carro a ponto de impedir que largasse no domingo.
Melhor para Verstappen, que herdou o 1º lugar do grid. A vitória veio sem dificuldades. Para melhorar a situação para o holandês, Hamilton fez uma má corrida e terminou apenas em 7º, resultado que deu a liderança do campeonato a Max pela primeira vez no ano (e na carreira).
3ª – GP da França
Verstappen fez a pole, mas perdeu a primeira posição para Hamilton ainda na largada. A Red Bull parou antes da Mercedes e fez um bem sucedido undercut, devolvendo Max à liderança. Hamilton andou muito perto e tentou a ultrapassagem, mas sem sucesso.
Foi aí que a Red Bull surpreendeu e chamou Verstappen para uma segunda parada, voltando à pista em 4º lugar. Com pneus médios novos, ele passou por Perez, Bottas e chegou em Hamilton a apenas duas voltas do fim, passando o rival e rumando para a vitória.
Foi um troco na estratégia que a Mercedes havia usado com Hamilton na Espanha. Naquela ocasião, Lewis também fez uma parada a mais que Max e chegou com pneus melhores para o duelo no fim da corrida.
4ª – GP da Estíria
Uma das vitórias mais fáceis de Max em toda a temporada. Correndo na pista que pertence à Red Bull, ele largou da pole e liderou de ponta a ponta, sem sustos, dando sinais de que a equipe estava em melhor forma que a rival Mercedes para o restante da temporada. Hamilton foi o 2º, mas nada pode fazer para evitar a vitória de Verstappen.
5ª – GP da Áustria
Na mesma pista da corrida anterior, mesmo resultado. Na verdade, até melhor para Verstappen: dessa vez, ele ainda fez o ponto extra pela volta mais rápida e viu Hamilton ser apenas o 4º. Foi o primeiro Grand Chelem de seu carreira (pole, vitória de ponta a ponta e volta mais rápida).
Com o resultado, o piloto da Red Bull abria 32 pontos de vantagem a parecia bem encaminhado para a conquista do título.
6ª – GP da Bélgica
Depois da boa sequência e da vantagem conquistada no campeonato, a sorte virou para Max. Uma batida em Silverstone após choque polêmico com Hamilton e uma corrida completamente prejudicada por um acidente na largada na Hungria fizeram a liderança do campeonato mudar de mãos, voltando para o piloto da Mercedes.
Sob pressão em Spa, Verstappen fez a pole em uma sessão de classificação marcada pela chuva forte. No domingo, a chuva não deu trégua e a corrida não aconteceu, com os carros apenas andando atrás do safety car. Os resultados da classificação valeram para a corrida, com os pontos sendo distribuídos pela metade.
7ª – GP da Holanda
A Holanda voltou a receber a F1 depois de 36 anos, e Verstappen não decepcionou seus fãs conterrâneos, que fizeram bonita festa no circuito de Zandvoort: fez a pole, venceu e, de quebra, retomou a liderança do campeonato.
O carro da Red Bull se adaptou melhor à estreita pista holandesa que os da Mercedes. A equipe rival tentou segurar Verstappen na estratégia: manteve Bottas na pista depois da primeira parada de Max para que o finlandês atrasasse o piloto da casa. Mas não deu certo. Verstappen não tomou conhecimento de Bottas e venceu sem dificuldades. Hamilton terminou em 2º.
8ª – GP dos Estados Unidos
Esse fim de semana teve ação desde os treinos livres, quando Verstappen e Hamilton brigaram por espaço na pista, Verstappen xingou o rival e lhe mostrou o dedo médio.
Com o clima quente (tanto no sentido literal – 37ºC – quanto no figurado), Max desbancou o favoritismo da Mercedes na pista do Texas e fez a pole position. Hamilton o ultrapassou na primeira curva e liderou a primeira parte da prova.
Sem conseguiu passar Hamilton na pista, Max antecipou sua parada e voltou com pista livre, andando rápido o suficiente para ficar à frente quando Hamilton foi aos boxes. O inglês ainda tirou a diferença nas voltas finais e se aproximou, mas a vitória ficou mesmo com Verstappen.
9º - GP do México
O cenário no México foi o oposto dos EUA. No Texas, a Mercedes era favorita, a Red Bull fez a pole, Hamilton largou melhor e pulou para a ponta. Na cidade do México, foi o contrário: Red Bull favorita, Mercedes fazendo a pole e Versappen largando melhor, pulando para a ponta. Em comum, o fato de Verstappen ganhar as duas.
O holandês saiu do 3º posto no grid, pegou o vácuo de Bottas no retão e assumiu a liderança logo na primeira curva. Depois, ficou fácil. Foi só controlar o ritmo e impor uma vitória contundente sobre Hamilton, que teve se contentar com um 2º lugar morno. A vantagem de Max no campeonato era de 19 pontos.
10º - GP de Abu Dhabi
Verstappen perdeu a liderança para Hamilton ainda na largada da corrida final do ano. Max ainda tentou dar o troco na primeira volta, sem sucesso. A Red Bull ainda segurou o avanço de Hamilton com Sergio Perez, que ficou na pista para atrasa-lo. Mas também não foi suficiente.
A Red Bull partiu para uma estratégia diferente, colocando pneus novos durante as paradas de bandeira amarela, enquanto a Mercedes mantinha Hamilton com compostos velhos. Após uma relargada na última volta, Verstappen conseguiu dar o bote e passar Hamilton, segurando o contra-ataque do rival para faturar a vitória - e o título