Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As 10 vitórias de Verstappen na campanha do título de F1

Para conquistar seu primeiro título de Fórmula 1, Max Verstappen precisou vencer 10 corridas. Relembre como foram as vitórias

12 dez 2021 - 12h15
Compartilhar
Exibir comentários
Max Verstappen celebra sua vitória em casa, uma das mais importantes do ano
Max Verstappen celebra sua vitória em casa, uma das mais importantes do ano
Foto: Max Verstappen / Twitter

O primeiro título de Max Verstappen veio de forma suada. A competição com Lewis Hamilton, da Mercedes, foi duríssima, mas o holandês da Red Bull levou a melhor e faturou o caneco da temporada 2021, encerrando uma hegemonia de 7 anos da Mercedes. 

Para chegar lá, Max venceu nada menos que 10 vezes. Relembre cada uma dessas conquistas que pavimentaram o caminho para o título mundial de pilotos: 

Verstappen passa Hamilton na largada em Imola
Verstappen passa Hamilton na largada em Imola
Foto: F1 / Twitter

1ª – GP da Emília-Romanha 

Na segunda corrida da temporada, Max foi 3º na classificação, atrás de Hamilton e de Sergio Perez – uma das únicas vezes em que largou atrás do companheiro em todo o ano. Com pista úmida, ele largou bem e foi agressivo para cima de Hamilton na curva Tamburello, assumindo a liderança já nos primeiros metros. 

Verstappen abriu vantagem nas voltas iniciais. Hamilton, que errou ao tentar ultrapassar retardatários e caiu para 9º, se recuperou até chegar ao 2º, mas não alcançou o rival.

Max celebra vitória em Mônaco
Max celebra vitória em Mônaco
Foto: F1 / Twitter

2ª – GP de Mônaco

Todo mundo sabe que largar da primeira posição em Mônaco é um passo enorme para a vitória, dada a dificuldade de se ultrapassar nas estreitas ruas do principado. E o mais rápido na classificação foi Charles Leclerc, da Ferrari, correndo em casa. Mas Leclerc bateu no final do Q3, danificando o carro a ponto de impedir que largasse no domingo. 

Melhor para Verstappen, que herdou o 1º lugar do grid. A vitória veio sem dificuldades. Para melhorar a situação para o holandês, Hamilton fez uma má corrida e terminou apenas em 7º, resultado que deu a liderança do campeonato a Max pela primeira vez no ano (e na carreira).

Verstappen cruza a linha de chegada do GP da França
Verstappen cruza a linha de chegada do GP da França
Foto: F1 / Divulgação

3ª – GP da França

Verstappen fez a pole, mas perdeu a primeira posição para Hamilton ainda na largada. A Red Bull parou antes da Mercedes e fez um bem sucedido undercut, devolvendo Max à liderança. Hamilton andou muito perto e tentou a ultrapassagem, mas sem sucesso. 

Foi aí que a Red Bull surpreendeu e chamou Verstappen para uma segunda parada, voltando à pista em 4º lugar. Com pneus médios novos, ele passou por Perez, Bottas e chegou em Hamilton a apenas duas voltas do fim, passando o rival e rumando para a vitória. 

Foi um troco na estratégia que a Mercedes havia usado com Hamilton na Espanha. Naquela ocasião, Lewis também fez uma parada a mais que Max e chegou com pneus melhores para o duelo no fim da corrida.

Max comemora vitória na Estíria
Max comemora vitória na Estíria
Foto: F1 / Twitter

4ª – GP da Estíria

Uma das vitórias mais fáceis de Max em toda a temporada. Correndo na pista que pertence à Red Bull, ele largou da pole e liderou de ponta a ponta, sem sustos, dando sinais de que a equipe estava em melhor forma que a rival Mercedes para o restante da temporada. Hamilton foi o 2º, mas nada pode fazer para evitar a vitória de Verstappen.

O Super Max comemora no pódio do GP da Áustria
O Super Max comemora no pódio do GP da Áustria
Foto: FIA / Twitter

5ª – GP da Áustria

Na mesma pista da corrida anterior, mesmo resultado. Na verdade, até melhor para Verstappen: dessa vez, ele ainda fez o ponto extra pela volta mais rápida e viu Hamilton ser apenas o 4º. Foi o primeiro Grand Chelem de seu carreira (pole, vitória de ponta a ponta e volta mais rápida). 

Com o resultado, o piloto da Red Bull abria 32 pontos de vantagem a parecia bem encaminhado para a conquista do título.

Esse foi o máximo de ação do GP da Bélgica
Esse foi o máximo de ação do GP da Bélgica
Foto: FIA / Twitter

6ª – GP da Bélgica

Depois da boa sequência e da vantagem conquistada no campeonato, a sorte virou para Max. Uma batida em Silverstone após choque polêmico com Hamilton e uma corrida completamente prejudicada por um acidente na largada na Hungria fizeram a liderança do campeonato mudar de mãos, voltando para o piloto da Mercedes. 

Sob pressão em Spa, Verstappen fez a pole em uma sessão de classificação marcada pela chuva forte. No domingo, a chuva não deu trégua e a corrida não aconteceu, com os carros apenas andando atrás do safety car. Os resultados da classificação valeram para a corrida, com os pontos sendo distribuídos pela metade.

Verstappen vence em frente à sua torcida na Holanda
Verstappen vence em frente à sua torcida na Holanda
Foto: Red Bull / Twitter

7ª – GP da Holanda

A Holanda voltou a receber a F1 depois de 36 anos, e Verstappen não decepcionou seus fãs conterrâneos, que fizeram bonita festa no circuito de Zandvoort: fez a pole, venceu e, de quebra, retomou a liderança do campeonato. 

O carro da Red Bull se adaptou melhor à estreita pista holandesa que os da Mercedes. A equipe rival tentou segurar Verstappen na estratégia: manteve Bottas na pista depois da primeira parada de Max para que o finlandês atrasasse o piloto da casa. Mas não deu certo. Verstappen não tomou conhecimento de Bottas e venceu sem dificuldades. Hamilton terminou em 2º.

Verstappen pelo Circuito das Américas
Verstappen pelo Circuito das Américas
Foto: Red Bull / Twitter

8ª – GP dos Estados Unidos

Esse fim de semana teve ação desde os treinos livres, quando Verstappen e Hamilton brigaram por espaço na pista, Verstappen xingou o rival e lhe mostrou o dedo médio. 

Com o clima quente (tanto no sentido literal – 37ºC – quanto no figurado), Max desbancou o favoritismo da Mercedes na pista do Texas e fez a pole position. Hamilton o ultrapassou na primeira curva e liderou a primeira parte da prova. 

Sem conseguiu passar Hamilton na pista, Max antecipou sua parada e voltou com pista livre, andando rápido o suficiente para ficar à frente quando Hamilton foi aos boxes. O inglês ainda tirou a diferença nas voltas finais e se aproximou, mas a vitória ficou mesmo com Verstappen.

Uma vitória dominante no México
Uma vitória dominante no México
Foto: Red Bull / Twitter

9º - GP do México

O cenário no México foi o oposto dos EUA. No Texas, a Mercedes era favorita, a Red Bull fez a pole, Hamilton largou melhor e pulou para a ponta. Na cidade do México, foi o contrário: Red Bull favorita, Mercedes fazendo a pole e Versappen largando melhor, pulando para a ponta. Em comum, o fato de Verstappen ganhar as duas. 

O holandês saiu do 3º posto no grid, pegou o vácuo de Bottas no retão e assumiu a liderança logo na primeira curva. Depois, ficou fácil. Foi só controlar o ritmo e impor uma vitória contundente sobre Hamilton, que teve se contentar com um 2º lugar morno. A vantagem de Max no campeonato era de 19 pontos.

A parada decisiva para o campeonato, a poucas voltas do fim
A parada decisiva para o campeonato, a poucas voltas do fim
Foto: Red Bull / Twitter

10º - GP de Abu Dhabi

Verstappen perdeu a liderança para Hamilton ainda na largada da corrida final do ano. Max ainda tentou dar o troco na primeira volta, sem sucesso. A Red Bull ainda segurou o avanço de Hamilton com Sergio Perez, que ficou na pista para atrasa-lo. Mas também não foi suficiente.

A Red Bull partiu para uma estratégia diferente, colocando pneus novos durante as paradas de bandeira amarela, enquanto a Mercedes mantinha Hamilton com compostos velhos. Após uma relargada na última volta, Verstappen conseguiu dar o bote e passar Hamilton, segurando o contra-ataque do rival para faturar a vitória - e o título

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade