PUBLICIDADE

Após polêmicas, Hamilton diz que Verstappen passa do limite

Depois do conturbado GP da Arábia Saudita, piloto da Mercedes diz que rival não respeita regras e dá sua versão sobre o toque entre ambos

5 dez 2021 20h48
ver comentários
Publicidade
Lewis Hamilton criticou Max Verstappen após nova polêmica
Lewis Hamilton criticou Max Verstappen após nova polêmica
Foto: F1 / Divulgação

Lewis Hamilton parece ter perdido a paciência com Max Verstappen. Depois de mais um duro confronto entre os dois, dessa vez no GP da Arábia Saudita, o piloto da Mercedes não poupou críticas ao rival na entrevista pós-corrida. 

“Já corri contra muitos pilotos ao longo dos meus 28 anos de carreira. Cruzei com os mais diferentes perfis e há alguns poucos que estão acima do limite. Regras meio que não se aplicam, ou eles não pensam nas regras”, afirmou o heptacampeão. “Max está além do limite, com certeza.” 

Para exemplificar sua posição, Hamilton relembrou que, ao longo das disputas que tiveram esse ano, se viu várias vezes na posição de ter que evitar o contato, em sua visão: “Eu evitei colisões com esse cara em várias ocasiões e eu não me importo de sempre ser a pessoa que faz isso, porque você vive para lutar outro dia, o que, obviamente, eu fiz.” 

Sobre o polêmico toque que deu em Verstappen na volta 37, quando o rival diminuiu em trecho de alta velocidade para devolver a posição que havia sido defendida por fora da pista, Hamilton deu sua versão: “ele fez um ‘break-test’ comigo, acho que para tentar pegar o DRS e me passar de novo na curva 1, então houve o tumulto. Achei que tivesse perdido a asa dianteira” 

O ‘break-test’ a que se refere Hamilton é quando um piloto diminui a velocidade de forma súbita para assustar ou prejudicar o piloto que vem logo atrás, prática proibida na maioria das categorias do automobilismo. A versão da Red Bull é de que Verstappen diminuiu apenas para devolver a posição à Hamilton e evitar uma punição. Punição que, aliás, veio posteriormente, com acréscimo de 5 segundos ao tempo final do piloto holandês. 

Hamilton venceu duelo contra Verstappen no GP da Arábia Saudita
Hamilton venceu duelo contra Verstappen no GP da Arábia Saudita
Foto: Jean Todt / Twitter

Hamilton continuou a explicar sua versão do incidente: “Eu não fui informado, por isso não entendi o que estava acontecendo. Foi muito, muito confuso. Do nada, ele começou a diminuir e se mover um pouco. Eu pensei ‘ele está tentando fazer alguma tática maluca, sei lá’”, contou. E voltou a cutucar Verstappen: “Ele freou muito forte e eu quase fui com tudo na traseira e tirei nós dois da prova. Para ele, não importa se nós dois não terminarmos. Para mim, nós dois temos que terminar a corrida.” 

Sobre o motivo de não ter passado assim que viu Verstappen diminuiu a velocidade, Hamilton explicou que pensou se tratar de uma estratégia do rival: “Parecia que ele estava tentando me deixar passar, que é o que pediram para ele fazer, mas logo antes da zona de DRS, e aí poderia usar o DRS e até a última curva, me seguir e me passar com DRS na curva 1. Essa era a tática. Mas o pior foi a freada forte que ele deu em certo momento, que foi quando colidimos. Essa foi a parte perigosa”.

De fato, essa era a estratégia. Tanto que, poucas voltas depois, Hamilton alcançou Verstappen, que fez justamente isso: cedeu a posição para ter direito ao DRS e retomou a liderança na reta seguinte. A briga seguiu, e o piloto da Mercedes finalmente conseguiu passar Max mais adiante na corrida, na curva 27. Claro, não sem antes alargar a curva e espalhar o carro para cima do rival.

Hamilton conquistou a vitória e fez a volta mais rápida da corrida, o resultado necessário para que ambos saíssem da Arábia Saudita rigorosamente empatados em 369,5 pontos.

A decisão será na corrida final, no próximo domingo (12), em Abu Dhabi. Como estão empatados em pontos, não precisamos fazer muitas contas para saber o que cada um precisa fazer. A grosso modo, basta chegar à frente do rival. Caso nenhum dos dois pontue, Verstappen será campeão no critério de desempate por ter uma vitória a mais. 

Parabólica
Publicidade
Publicidade