PUBLICIDADE

Parabólica

Alonso diz que novo regulamento pode mudar tudo na F1

Bicampeão acredita que mudanças nos carros em 2022 é capaz de mudar a ordem das forças na categoria

24 ago 2021 - 08h36
Compartilhar
Exibir comentários
Fernando Alonso: tudo por mudar.
Fernando Alonso: tudo por mudar.
Foto: Alpine / Twitter

Fernando Alonso confia que o novo regulamento da Fórmula 1, que entra em vigor em 2022, pode mudar a ordem das forças da categoria. Segundo o espanhol da Alpine, ainda é cedo para saber ao certo se as equipes que hoje dominam, como Mercedes e Red Bull, vão conseguir manter a competitividade, já que os carros vão mudar completamente.

“Estamos trabalhando no projeto do próximo ano, mas ainda é muito cedo e ninguém sabe quais são os dados, já que não temos nenhuma base de comparação. Acho que nada está garantido, não é possível apontar o futuro de qualquer equipe”, disse o piloto para a Autosport.

Por isso o bicampeão mundial de F1 entende que não é possível prever se a Mercedes continuará dominando a categoria, ou se alguma outra equipe pode emergir como uma nova postulante ao título. “Uma equipe que é dominante no início de um novo regulamento parece manter essa vantagem por um tempo. Todo o restante do pelotão fica mais próximo, mas quem domina as regras consegue se manter na ponta”, explica Alonso.

Alonso: aposta na Alpine.
Alonso: aposta na Alpine.
Foto: Alpine / Twitter

Como cada equipe terá a sua versão do carro de 2022, Alonso espera por diferentes interpretações do novo regulamento. “Veremos filosofias e ideias diferentes. Precisamos estar atentos para reagirmos rápido se virmos algo interessante em nossos rivais”, afirma o piloto.

Novo regulamento da F1

A partir de 2022, os carros da Fórmula 1 vão mudar completamente. Inicialmente previsto para este ano, o novo regulamento foi adiado por conta da pandemia de covid-19 e estreia na próxima temporada. Todos os carros terão um novo conceito aerodinâmico, cujo objetivo é permitir um ar mais limpo para favorecer as ultrapassagens.

Carro da temporada 2022.
Carro da temporada 2022.
Foto: F1 / Divulgação

Extinto nos anos 1980, o efeito solo vai voltar para compor as novas decisões aerodinâmicas dos bólidos. O tamanho das rodas também vai mudar, passando a ter aro de 18 polegadas e pneus de perfil baixo, enquanto que os carros atuais usam rodas de 13 polegadas com pneus mais altos.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Publicidade