VW Voyage 1.6 Automatic mantém a dignidade do velho sedã
A versão com câmbio automático de seis marchas estreou em 2019 e é a única com motor de 120 cavalos
Já faz tanto tempo que a Volkswagen lançou a atual geração do Voyage (2008) que no ano passado a empresa decidiu deixá-lo com apenas três versões. Fez bem. Ficou mais fácil escolher o Voyage ideal, pois as três configurações trazem o mesmo equipamento. O cliente só precisa decidir se quer um carro 1.0 ou 1.6 (e, nesse último caso, se prefere câmbio manual ou automático).
Com motor 1.0, o Voyage tem 84 cv de potência e câmbio manual de cinco marchas. Com motor 1.6, são duas opções: câmbio manual de cinco marchas com 104 cv de potência ou câmbio automático de seis com 120 cavalos. Claro que esta última é a mais interessante e mantém a dignidade do velho sedã. Por isso, vamos falar dela. Mas, antes, saiba os preços das três versões: o Voyage 1.0 custa R$ 55.090; o 1.6 manual sai por R$ 59.290; o 1.6 Automatic custa R$ 63.870.
O que é novo
- Desde a linha 2019, o Voyage adotou o para-choque dianteira, a grade e os faróis que vinham sendo utilizados na picape Saveiro. No reposicionamento do Gol, o Voyage (que nada mais é do que um Gol sedã) também ficou pobre em equipamentos de série.
- Mas a melhor notícia do Voyage foi a chegada dessa versão com câmbio automático de seis marchas, atendendo à exigência do consumidor das grandes cidades brasileiras.
- A única diferença visual para o Voyage 1.6 com câmbio manual é o discreto logotipo “Automatic” na tampa do porta-malas.
- A suspensão dianteira foi endurecida para suportar os 57 kg extras da transmissão automática.
O que nós gostamos
- A combinação do motor 1.6 16V de 120 cavalos com o câmbio automático de seis marchas ficou boa. O carro oferece a opção de borboleta no volante para trocas de marchas manuais. Também é possível fazer as trocas sequenciais pela alavanca do console.
- O Voyage tem o mesmo conjunto mecânico do Virtus 1.6 MSI automático, o que o valoriza na utilização e numa futura venda.
- O Voyage Automatic é ágil na cidade e oferece o modo Sport na transmissão, para melhorar a performance na estrada.
- O velho sedã compacto tem um bom comportamento dinâmico e porta-malas de 480 litros (195 a mais do que o irmãozinho Gol).
- A direção hidráulica garante leveza nas manobras e firmeza em velocidades altas. Aliás, por ser ligeiramente mais baixo e mais aerodinâmico do que seu irmão hatch, o Voyage alcança maior velocidade máxima.
O que pode melhorar
- A atual geração já passou por três face-lifts e foi lançada em 2008, portanto aguardamos para breve um novo Voyage.
- Um sedã que custa mais de R$ 60 mil deveria incluir o sensor de estacionamento traseiro como equipamento de série. A falta de isofix para prender cadeirinhas também é um pênalti.
- Só apelando para os opcionais para deixar o Voyage Automatic bem equipado e bem conectado. De série ele não tem sequer rádio ou ajuste de altura do volante. O pacote com itens como faróis de neblina de neblina e vidros elétricos custa R$ 3.150. Para ter o básico em conectividade, são mais de R$ 1.050. Já a conectividade com App-Connect sai por R$ 2.100 e inclui as aletas para trocas de marcha no volante (que recomendamos).
Os números
- Preço: R$ 63.870
- Motor: 1.6 flex
- Potência: 120 cv a 5.750 rpm (e)
- Torque: 165 Nm a 4.000 rpm (e)
- Câmbio: 6 marchas AT
- Comprimento: 4,213 m
- Largura: 1,656 m
- Altura: 1,464 m
- Entre-eixos: 2,467 m
- Pneus: 195/55 R15
- Peso: 1.058 kg
- Porta-malas: 480 litros
- Tanque: 55 litros
- 0-100 km/h: 10s2
- Velocidade máxima: 190 km/h
- Consumo cidade: 11,1 km/l (g)
- Consumo estrada: 14,3 km/l (g)
- Emissão de CO2: 108 g/km