PUBLICIDADE

VW Taigo estreia na Europa com tecnologia brasileira

Produzido na Espanha, Volkswagen Taigo estreia na Europa com motor 1.5 TSI de 150 cv e antecipa possíveis novidades para o Nivus nacional

29 jul 2021 17h53
| atualizado às 18h02
ver comentários
Publicidade

Este é o novo Volkswagen Taigo. A montadora alemã revelou nesta quinta (29) as primeiras imagens oficiais da versão europeia do Nivus. Desenvolvido no Brasil, o Taigo chega com novidades por dentro e por fora, e também conta com equipamentos que não estão disponíveis no SUV cupê nacional. Ele será produzido em Navarra, na Espanha, e pode adiantar possíveis mudanças para o Volkswagen Nivus brasileiro.

Por fora, apesar do visual do Taigo ser essencialmente o mesmo do Nivus, há algumas mudanças em relação ao modelo nacional. Na dianteira, a principal mudança é uma barra de LED que conecta os faróis ao logo da marca alemã, recurso indisponível no Nivus e que está presente no recém-lançado Taos. Outras diferenças são a nova grade dianteira em estilo colmeia, os faróis, que podem contar com projetores, e o novo para-choque, que traz visual mais esportivo na versão R-Line.

Volkswagen Taigo: barra de led na grade dianteira.
Volkswagen Taigo: barra de led na grade dianteira.
Foto: VW / Divulgação

Nas laterais, os retrovisores também são diferentes, e as rodas -- que podem ser de 16’’ a 18’’ -- contam com design inédito. Na parte de trás, as lanternas ganharam nova disposição interna de luzes, e são interligadas por uma barra de led. Na parte inferior do para-choque, a versão esportivada R-Line conta com um aplique em black piano que simula um difusor de ar e quatro saídas falsas de escapamento.

Por dentro, o acabamento é praticamente idêntico ao novo Polo europeu. O painel de instrumentos é sempre digital, e pode ter tela de 8’’ ou de 10,25’’ dependendo da versão. Outro destaque é a nova central multimídia MIB3 de até 9,2’’, que conta com as funções Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além do suporte a recursos como comando de voz, serviços de streaming e atualizações remotas.

Volkswagen Taigo: lanternas unidas por uma faixa de led.
Volkswagen Taigo: lanternas unidas por uma faixa de led.
Foto: VW / Divulgação

Dentre os equipamentos, o Volkswagen Taigo é equipado desde a versão de entrada com assistentes de frenagem automática de emergência e alerta de mudança de faixa. Como opcional, o modelo oferece ainda o pacote IQ.Drive Travel Assist de tecnologias de condução semiautônomas. Ele controla a direção, podendo acelerar ou frear o carro em velocidades de até 210 km/h. Além disso, o recurso também conta com reconhecimento de placas e assistente de permanência em faixa.

Também é possível equipar o Taigo com teto solar, ar-condicionado de duas zonas, bancos de Alcantara e som especial da marca Beats, itens indisponíveis no Volkswagen Nivus. Sob o capô, o Taigo terá três opções de motor na Europa. As versões de entrada terão o motor 1.0 TSI com potência de 95 cv ou 110 cv, enquanto as topo de linha trazem o 1.5 TSI de 150 cv. Também são três opções de câmbio: manual de cinco ou seis marchas, ou o automatizado de dupla embreagem DSG de sete marchas.

Volkswagen Taigo: painel digital de 10,25’’ e nova multimídia.
Volkswagen Taigo: painel digital de 10,25’’ e nova multimídia.
Foto: VW / Divulgação

Com pré-venda prevista para começar no último trimestre deste ano e entregas previstas para o início de 2022, a Volkswagen ainda não divulgou os preços do Taigo, que deve ser posicionado entre acima do T-Cross no mercado europeu. Para o Brasil, ainda é cedo para o Nivus receber mudanças visuais. No entanto, alguns dos equipamentos oferecidos no Taigo devem estrear na reestilização do Polo brasileiro, e consequentemente podem chegar em breve ao Nivus.

Guia do Carro
Publicidade
Publicidade