PUBLICIDADE

Volvo XC40 elétrico já pode ser reservado por R$ 390 mil

Volvo XC40 Recharge Pure Electric oferece autonomia de 418 km e 408 cv; Volvo venderá somente carros híbridos ou elétricos no Brasil

18 mai 2021 - 13h40
(atualizado em 28/12/2021 às 16h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A Volvo acaba de anunciar a pré-venda do XC40 Recharge Pure Electric. Trata-se do primeiro modelo 100% elétrico da marca sueca. Com um preço especial de R$ 389.950, o SUV já pode ser encomendado a partir desta terça (18) através do site ou das concessionárias da Volvo. Serão 300 unidades, com previsão de entrega a partir de setembro deste ano.

O Volvo XC40 elétrico conta com praticamente o mesmo visual das demais versões. Na dianteira, a única diferença é a nova grade, que conta com design fechado. A peça acompanha a cor da carroceria do SUV. Por dentro, o XC40 elétrico ganhou um novo painel de instrumentos digital e uma central multimídia com sistema desenvolvido pela Google.

A central multimídia de 9’’ utiliza o Android Automotive OS, e é compatível com os recursos Google Maps, Google Play Store e Google Assistente, este último para comandos de voz. Através dele, é possível controlar algumas funções do carro ou solicitar alguns recursos. Por fim, o sistema também permite ao usuário a instalação de aplicativos.

Entre os itens de série, o Volvo XC40 elétrico oferece seis airbags, teto solar panorâmico e chave presencial. Além disso, o modelo conta com o sistema Advanced Driver Assistance Systems (ADAS), que inclui um pacote de segurança composto por frenagem automática de emergência, detector de pedestres e ciclistas, alertas de ponto cego e tráfego cruzado, assistente de manutenção de faixa e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).

Equipado com um sistema de baterias de 78 kWh, o Volvo XC40 Recharge Pure Electric oferece autonomia de 418 km. O SUV é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo. Juntos, eles oferecem potência combinada de 408 cv, e 660 Nm de torque. O XC40 acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atinge velocidade máxima de 180 km/h.

O Volvo XC40 elétrico conta com suporte a carregamento rápido. De acordo com a Volvo, em uma corrente de 150 kW, o modelo recarrega 80% da bateria em 40 minutos. Já em carregadores convencionais, o tempo de recarga completo varia entre 7 e 11 horas. De acordo com a Volvo, a marca já conta com uma infraestrutura de 700 carregadores em todo o país, e pretende oferecer mais de mil pontos até o fim deste ano.

Para os compradores das 300 unidades em pré-venda, a Volvo preparou algumas novidades. Além de levarem o XC40 elétrico, os clientes terão três anos de garantia -- um a mais do que os demais carros da marca -- três anos de revisões grátis, instalação gratuita do carregador wallbox de 11 kW, um dispositivo Google Nest, oito anos de garantia das baterias, além de três anos do serviço de concierge Volvo On Call. A pré-venda do novo Volvo XC40 Recharge Pure Electric vai até setembro deste ano, ou enquanto durarem os estoques.

Volvo venderá apenas carros híbridos e elétricos no Brasil

Além do XC40 elétrico, a Volvo fez um importante anúncio para o Brasil. Com planos de contar com um portfólio mundial totalmente elétrico em 2030, a marca sueca não venderá mais carros somente a combustão no país. A partir de 2021, a Volvo terá apenas modelos híbridos e elétricos. A princípio, essa iniciativa teve início no Brasil e na Noruega, mas será expandida para outros países a partir deste ano.

Dentre os futuros lançamentos, a Volvo deve lançar o SUV cupê C40 no Brasil até 2022. Além dos carros, a montadora sueca tem implementado uma série de ações para melhorar a infraestrutura para os carros elétricos no país. Uma delas é a instalação de pontos de recarga em shoppings, estabelecimentos e estacionamentos espalhados pelo país. A empresa fechou 2020 com 700 pontos de recarga e pretende encerrar 2021 com 1.000 estações.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade