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Volvo XC40 agora é só 100% elétrico; híbrido sai de linha

Volvo aumenta aposta no segmento de elétricos e investe R$ 10 milhões em 13 estradas eletrificadas, cobrindo 3.500 km

15 dez 2021 - 16h39
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Volvo  XC40 Recharge Pure Electric
Volvo XC40 Recharge Pure Electric
Foto: Fabio Aro/Volvo

A Volvo Car Brasil fez três anúncios importantes nesta quarta-feira (15), durante evento realizado em São Paulo. O modelo XC40 deixa de ser vendido nas versões híbridas plug-in e passa a ficar disponível apenas na versão 100% elétrica. O anúncio foi feito no mesmo dia em que o Volvo XC40 conquistou o Trend Car 2022 na categoria Carro Elétrico com um recorde de votos.

13 estradas eletrificadas pela  Volvo
13 estradas eletrificadas pela Volvo
Foto: Volvo / Divulgação

Apesar da mudança de estratégia, a Volvo espera que as vendas do XC40 tenham um aumento de 8% a 10% em 2022. Segundo João Oliveira, diretor geral da Volvo, o XC40 elétrico já tem todas as suas unidades vendidas até fevereiro. O Volvo XC40 Recharge custa R$ 389.950, tem dois motores que somam 300 kW de potência (408 cv) e seu alcance é de 418 km.

Outro anúncio da Volvo foi o investimento de R$ 10 milhões na eletrificação de 13 rodovias brasileiras. Cada estrada receberá um carregador rápido de 150 kW em pontos estratégicos (como a rede de postos Graal). Segundo a Volvo, o serviço será gratuito para os usuários de carros elétricos de qualquer marca. No caso dos modelos da Volvo, é possível carregar 80% da bateria em 35 minutos.

Os 13 carregadores serão instalados entre março e abril. A maioria dos pontos será localizada no Estado de São Paulo. No caso de uma viagem entre São Paulo e Londrina - tradicional roteiro de testes do Guia do Carro - o carregador ficará no Graal Paloma, que serve os trajetos de ida e volta porque tem retorno bem próximo. A estratégia é a mesma para os demais carregadores.

Rede de eletropostos da Volvo
Rede de eletropostos da Volvo
Foto: Volvo / Divulgação

O plano tem cinco fases e esta é a primeira. Logo no início, serão criados 13 corredores elétricos que abrangem 3.250 km saindo de São Paulo e ligando a cidades como Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Baixada Santista, litoral norte paulista, etc. Cada um dos pontos terá capacidade para carregar dois veículos simultaneamente.

O terceiro anúncio da Volvo foi uma parceria com a empresa Ecorodovias, que tem cerca de 3.000 km, para utilização das 52 bases operacionais SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário). Em cada um desses locais haverá um carregador de 11 kW (também gratuito para qualquer usuário de carro elétrico de qualquer marca), que é capaz de dar uma autonomia de 50 km em cerca de uma hora. Segundo a Volvo, é uma alternativa para emergências.

No total, a Volvo já tem cerca de 1.000 eletropostos em todo o Brasil (veja o mapa abaixo) e já tem sido norma atender clientes de carros elétricos de outras marcas. “Nossa estratégia é ter carros 100% elétricos e não apenas uma versão de algum modelo”, comentou João Oliveira. 

SAU da EcoRodovias: carregador de 11 kW
SAU da EcoRodovias: carregador de 11 kW
Foto: Volvo / Divulgação

“Temos a ambição de conectar todo o Brasil através de corredores elétricos”, destaca Rafael Ugo, diretor de marketing da Volvo Car Brasil. “Estamos sendo protagonistas da transformação porque acreditamos nos carros elétricos e esse investimento significativo que estamos fazendo vai de encontro a tudo aquilo que acreditamos.”

Guia do Carro
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