Volkswagen Gol 2022 tem aumento e custa mais do que o Polo
Além do Volkswagen Gol, o sedã Voyage também teve reajustes nos preços e opcionais; hatch pode custar até R$ 76.310 e sedã chega R$ 83.210
Antigo campeão nacional de vendas, o Volkswagen Gol chegou à linha 2022 com mudanças nos preços e nos pacotes opcionais. Além dele, o sedã Voyage também passou pelas mesmas mudanças. Já disponíveis no configurador da marca alemã, os modelos sofreram reajustes que vão desde os R$ 940 na versão de entrada até os R$ 1.140 na configuração mais cara. Com os aumentos, o Gol ficou mais caro do que o Volkswagen Polo.
A principal novidade da linha 2022 dos modelos é a redução da oferta de pacotes opcionais. Agora, todos os equipamentos podem ser adquiridos no pacote Urban Completo, que passou a oferecer os itens do antigo Interatividade Composition Touch. O novo pacote custa R$ 6.210 e inclui recursos como a central multimídia de 6,5’’, piloto automático, chave canivete, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 15’’ e sensor de estacionamento traseiro.
Além disso, também há outro pacote de opcionais, este mais em conta. Trata-se do Interatividade Media Plus, que oferece por R$ 1.220 um sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters, assim como um sistema de rádio com bluetooth, MP3 e entradas USB, cartão SD e auxiliar. Visualmente, a única diferença entre as configurações do Gol e do Voyage é que os modelos equipados com o motor 1.0 contam com rodas de 14’’, enquanto as demais trazem rodas de 15’’.
Mecanicamente, nada muda. Ambos os modelos são vendidos em uma versão única de acabamento, mudando apenas a motorização e o câmbio. A configuração mais barata conta com o motor 1.0 de três cilindros utilizado no Polo, que oferece 84 cv de potência e 102 Nm de torque, sempre com um câmbio manual de cinco marchas. A configuração intermediária, por sua vez, mantém o câmbio mas troca o motor pelo conhecido 1.6 de 8v que entrega 104 cv e 153 Nm.
Já a configuração topo de linha das linhas Gol e Voyage conta com o 1.6 MSI de 16v já utilizado no hatch Polo e no sedã Virtus. O motor oferece 120 cv de potência e 164 Nm de torque. Além disso, o câmbio é um automático de seis marchas, o mesmo já utilizado por outros modelos da Volkswagen.
Comparado à linha do ano passado, os preços subiram tanto no caso do Gol quanto no do Voyage subiram ficaram mais caros. Com todos os opcionais e pintura metálica, o Gol 1.6 com câmbio automático pode chegar a incríveis R$ 76.310, enquanto o Voyage não sai por menos de R$ 83.210 com todos os equipamentos.
Para efeito de comparação, esse valor seria suficiente para levar para casa modelos mais modernos, equipados e seguros, como o Chevrolet Onix hatch na versão topo de linha Premier, que custa R$ 82.290 (R$ 920 a menos) ou na carroceria sedã (Plus) na versão intermediária LTZ, que custa ainda menos: R$ 76.780.
Caso o comprador queira se manter na linha Volkswagen, uma opção melhor é o Polo, que traz o mesmo conjunto mecânico e custa R$ 80 a menos (R$ 76.230), já com todos os opcionais. No entanto, trata-se de um modelo que é posicionado acima do próprio Gol no line-up da marca alemã. Confira abaixo quando custa cada versão da linha Gol e Voyage, sem os opcionais:
- Gol 1.0 MT 2022 - R$ 56.190
- Gol 1.6 MT 2022 - R$ 63.090
- Gol 1.6 AT 2022 - R$ 68.490
- Voyage 1.0 MT 2022 - R$ 66.600
- Voyage 1.6 MT 2022 - R$ 70.050
- Voyage 1.6 AT 2022 - R$ 75.390