Up volta como modelo 100% elétrico (mas só no Uruguai)
Volkswagen escolhe o Uruguai como país de lançamento do e-Up, seu primeiro carro 100% elétrico na América Latina
O Volkswagen Up está de volta. Mas não no Brasil e sim no Uruguai. E não com o motor 1.0 TSI, mas sim, com um motor elétrico. O Volkswagen e-Up, 100% elétrico, foi apresentado em Montevidéu porque a Volks considera que o Uruguai é o país que oferece a melhor infra-estrutura de e-mobilidade na América Latina.
"O e-Up é o segundo modelo dentro de nossa estratégia de eletrificação na América Latina, iniciada em 2019 com o híbrido plug-in Golf GTE, e destaca-se por ser o primeiro carro da marca Volkswagen totalmente elétrico a ser apresentado na região com potencial para ser comercializado no Uruguai nos próximos meses”, disse Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
Pablo Di Si destacou mais uma vez que a Volkswagen não vai buscar a redução dos níveis de emissão de carbono apenas com carros elétricos. “Vale destacar que não é somente este caminho que estamos seguindo, nossa maior estratégia é a descarbonização”, disse o executivo. “O elétrico com certeza é o futuro, mas estamos também trabalhando no desenvolvimento de tecnologias a partir do uso de biocombustíveis e híbridos."
As primeiras unidades do e-Up foram entregues para a empresa de energia Direccion Nacional del Energia (DNE). As demais unidades serão trabalhadas pela Lestido, nesse primeiro momento, em ações de marketing com clientes. "A apresentação do e-Up na América Latina é um marco para a marca Volkswagen. Ele é o carro ideal para rotinas urbanas, com sistema de propulsão 100% elétrico, zero emissão de gases poluentes e excelente autonomia", disse Thomas Owsianski, vice-presidente de Vendas e Marketing da Região SAM.
O Volkswagen e-Up tem autonomia de aproximadamente 260 km. Sua bateria de íon de lítio tem capacidade de 32,3 kWh e seu consumo pode ser de até 12,7 kWh/100 km, dependendo da forma de condução do motorista. A potêncvia é de 83 cv e o torque é de 212 Nm. Com isso, o e-UP acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e atinge 130 km/h de velocidade máxima.
A Volkswagen não informou se o e-Up será vendido no Brasil e nem sequer no Uruguai, pois é um carro que deve sair de linha também na Alemanha. No Brasil, o Up teve um histórico ruim no mercado e foi descontinuado este ano. Por causa disso, ele não deve voltar ao mercado brasileiro. O primeiro carro 100% elétrico da Volks para o Brasil será o ID.4, um SUV com o porte do Taos. No Uruguai, o e-Up servirá para um teste, assim como foi o Golf GTE no Brasil.