Toyota lança o Corolla Cross. Seria o seu SUV anti-Compass?
Novo SUV do Corolla é lançado na Tailândia e pode ser fabricado também no Brasil, mas a Toyota mantém segredo. Veja o vídeo e os detalhes
A Toyota colocou fim ao mistério e apresentou nesta quinta-feira (9), na Tailândia, o novíssimo Corolla Cross. O nome também foi confirmado. O carro é produzido na plataforma do novo Corolla e chega para ocupar um lugar deixado pelo RAV4, que cresceu demais em tamanho. Para o mercado brasileiro, o Toyota Corolla Cross seria rival direto do Jeep Compass, líder absoluto e praticamente sem concorrentes entre os SUVs médios.
O Toyota Corolla Cross tem linhas mais arredondadas do que mostravam as projeções. Mesmo assim, elas são um pouco exóticas, pois a enorme grade dianteira tem um desenho que lembra a frente do novo Hyundai HB20, rejeitado por boa parte do público brasileiro. Embora tenha o nome Corolla, o novo SUV japonês tem um design totalmente desconectado do sedã. A Toyota do Brasil não confirmou nem negou, por isso são grandes as chances de este ser o SUV que começará a ser produzido em Sorocaba (SP), em 2021.
Na Tailândia, o Corolla Cross chegou em quatro versões -- três híbridas e uma convencional. O Corolla Cross de entrada usa motor 1.8 a gasolina de 140 cv (6.000 rpm) e 177 Nm (4.000 rpm). O câmbio é CVT-i7 e o tanque tem 47 litros. O Corolla Cross híbrido tem motor 1.8 a combustão de 98 cv (5.200 rpm) e 142 Nm (3.600 rpm) acoplado a um sistema elétrico. A entrega total de potência é de 122 cv e o câmbio é o E-CVT. Nessa configuração, o Corolla Cross é capaz de fazer 23,3 km/l de gasolina, por isso o tanque tem apenas 36 litros.
O carro é razoavelmente elevado, com 161 mm de vão livre. Ele mede 4,460 m de comprimento, 1,825 m de largura e 1,620 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,640 m. Ele é ligeiramente maior do que o Jeep Compass em todas as medidas. O SUV produzido pela FCA em Goiana (PE) tem 2,636 m de entre-eixos. O espaço interno do Corolla Cross é bom e o porta-malas tem capacidade para 487 litros (contra 410 do Compass).
Por dentro, o novíssimo Corolla Cross traz quadro de instrumentos digital em tela de 7” e o display central de 9”, compatível com Apple CarPlay. O ar-condicionado é dual zone. O SUV japonês fabricado na Tailândia tem vários sistemas de segurança, disponíveis também no Toyota Corolla produzido no Brasil. Os freios são a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira). A maioria das versões do Corolla Cross tem rodas de 17” (pneus 215/60), mas a topo de linha é equipada com rodas de 18”.
Para o mercado brasileiro, caso seja confirmada sua produção em Sorocaba, o Corolla Cross deve usar a maioria das especificações adotadas na Tailândia, porém a versão a combustão deve usar o motor 2.0 de 177 cv do Corolla. Nesse caso, o carro precisaria receber muitas modificações. Mas esse motor seria necessário se a Toyota quiser usar o Corolla Cross para combater o Jeep Compas, que tem um motor 2.0 de 166 cavalos.
