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Teste: Volvo S60 é alternativa a Série 3, A4 e Classe C

Disposto a quebrar a rotina dos clássicos da BMW, Audi e Mercedes, o sedã médio sueco é o carro perfeito na configuração T8 híbrida

10 fev 2020 - 06h00
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O novo S60 R-Design traz as soluções de design presentes na linha Volvo.
O novo S60 R-Design traz as soluções de design presentes na linha Volvo.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Existem muitos sedãs médios na indústria automobilística, mas quando se fala em referência de qualidade no segmento premium, os três nomes que surgem naturalmente são Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes Classe C. Não necessariamente nessa ordem. Mas a Volvo está disposto a quebrar a hegemonia dos clássicos alemães. Com a nova geração do S60, a marca sueca apresenta um carro de alta qualidade que reúne conforto, tecnologia, sofisticação, segurança e esportividade.

O Volvo S60 é vendido no Brasil em quatro versões de acabamento e três versões de motor, todos 2.0, mas com diferentes potências: T4 de 190 cv na Momentum, T5 de 254 cv na Inscription e T8 híbrido de 407 cv na R-Design e na Polestar. Para quem busca um sedã com motorização convencional, as opções são o S60 T4 Momentum (R$ 195.950) e o S60 Inscription T5 (R$ 229.950). As duas opções híbridas são o S60 T8 R-Design (R$ 269.950) e o S60 T8 Polestar (RF$ 309.950). Rodamos com a versão R-Design, que pode ser considerada topo de linha, porque a Polestar é uma configuração esportiva.

Com 407 cv de potência, o Volvo S60 T8 vai de 0-100 km/h em 4,4 segundos.
Com 407 cv de potência, o Volvo S60 T8 vai de 0-100 km/h em 4,4 segundos.
Foto: Volvo / Divulgação

O S60 R-Design utiliza dois motores. O convencional é o E-Drive Turbo Supercharger. O motor a combustão de 320 cv e 400 Nm que traciona as rodas dianteiras, enquanto o elétrico de 87 cv e 240 Nm traciona o eixo traseiro. Combinados, a potência chega a excelentes 407 cv e o torque a impressionantes 640 Nm. O S60 T8 é um híbrido plug-in, ou seja, ele pode ser carregado em qualquer tomada de energia de 220V com aterramento. Para que o carregamento seja mais eficiente, a Volvo indica uma tomada de 16 amperes, mas pode ser menos.

O novo S60 tem todas as características de um bom carro. A posição de dirigir é excelente, com ajustes milimétricos dos bancos e também ajustes do volante em altura e profundidade. O quadro de instrumentos é digital e tem 12,3”. Ele é configurável, mas no meio fica sempre o mapa. Portanto, os números do computador de bordo acabam tendo menos destaque. O motorista tem a maioria dos comandos no volante, mas alguns estão no console ou no display central.

O interior é igual ao dos novos Volvo, com excelente posição de dirigir.
O interior é igual ao dos novos Volvo, com excelente posição de dirigir.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

No console ficam os modos de condução: Eco, Comfort, Dynamic e Individual. Já na tela multimídia de 9” ficam dois comandos importantes do sistema híbrido, que deveria estar mais visíveis no carro: Charge (para carregar durante o uso) e Hold (para segurar a carga da bateria). As baterias de íons de lítio têm 11,6 kWh de capacidade. O câmbio é automático de oito marchas em todas as versões e tem trocas totalmente eletrônicas, pelo sistema shift by wire. Todo o interior segue o mesmo padrão dos demais Volvo modernos, como S90, XC60, XC90 e XC40, que trazem a central multimídia Sensus. O mesmo ocorre na parte externa em relação aos faróis de LED e às lanternas.

A esportividade da versão R-Design também aparece na traseira.
A esportividade da versão R-Design também aparece na traseira.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O carro é fantástico na estrada. Tem uma esportividade que não fica a dever aos rivais, fruto de um comportamento dinâmico impecável em qualquer situação. Faz curvas com determinação, freia bem (tem quatro discos ventilados), acelera como poucos (0-100 km/h em apenas 4,4 segundos) e requer até mesmo uma certa moderação do motorista ao volante. Se pisar fundo no acelerador, ele responde mesmo! Em algumas situações vimos o assistente de frenagem entrar em ação, o que é um fator de segurança importantíssimo. A suspensão traseira é independente, multibraço, e a dianteira é MacPherson. Na maioria das vezes, o S60 R-Design chega a ser exagerado, o que sempre leva a pensar se uma das versões menos potentes não tem melhor custo-benefício. Dependendo do perfil do cliente, com certeza.

Com grande distância entre-eixos e rodas de aro 19, o carro é bem estável.
Com grande distância entre-eixos e rodas de aro 19, o carro é bem estável.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O S60 T8 é para quem quer exclusividade mesmo. Além da suspensão refinada, e da perfeita combinação de motor e câmbio, o carro oferece a possibilidade de tração AWD. O sistema híbrido do Volvo permite quatro modos de condução. Pure: condução econômica para uso urbano. Este modo prioriza o motor elétrico. Condução silenciosa, sem consumir combustível, zero emissão. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia é de 40 km. Hybrid: uso cotidiano. É o modo padrão do sedã, utiliza os dois motores e entrega a melhor relação entre desempenho e consumo. Power: condução esportiva. O foco é a performance, com novos parâmetros de direção, câmbio, acelerador e freios. AWD (All Wheel Drive): tração  integral sob demanda. O próprio carros tem sensores que identificam a necessidade de torque e potência nos eixos dianteiro e traseiro.

Apesar de ser um híbrido plug-in, o Volvo S60 T8 não vem com bolsa no porta-malas para acomodar o cabelo de energia de 4,5 m. A Volvo entende que esse cabo é para deixar em casa. E faz sentido, pois a marca se encarregou de instalar centenas de pontos de carregamento para uso de seus clientes por algumas cidades brasileiras. A ideia é chegar a 500 pontos. Em São Paulo, já existe um ponto de recarga Volvo a cada 10 km. 

O quadro de instrumentos é digital e pode ser configurado.
O quadro de instrumentos é digital e pode ser configurado.
Foto: Volvo / Divulgação

O S60 está na terceira geração. Ele agora é fabricado na plataforma modular SPA. Por isso ele ficou tão bom, pois ficou mais longo (+12,6 cm), mais baixo (-5,3 cm) e com maior distância entre-eixos (+9,6 cm). Não há como negar: o Volvo S60 é um carro completo. Para quem gosta de sedãs, ele não fica devendo absolutamente nada ao badaladíssimo XC60, seu irmão SUV. Pelo contrário, é melhor de dirigir. Com 4,9 pontos na avaliação do GUIA DO CARRO, o Volvo S60 R-Design teve a melhor pontuação entre todos os modelos avaliados. Ele só não teve cinco estrelas em todos os itens porque o critério da nota máxima em desempenho exige relação peso/potência inferior até 4,9 kg/cv. E o S60 conseguiu 5,1. Uma bobagem, mas se o critério existe, tem que ser respeitado.

VOLVO S60 R-DESIGN T8
Item Conceito

Nota

(0 a 5)

Desempenho Muito bom 4
Consumo Ótimo 5
Segurança Ótimo 5
Conectividade Ótimo 5
Conforto Ótimo 5
Pacote de Série Ótimo 5
Usabilidade Ótimo 5
Veredicto Ótimo 4,9

Ficha técnica

Motor a combustão

  • Cilindrada: 2.0 turbo
  • Potência: 320 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 400 Nm a 2.200 rpm

Motor elétrico

  • Potência: 87 cv
  • Torque: 240 Nm
  • Potência combinada: 407 cv
  • Torque combinado: 640 Nm
  • Baterias: 11,6 kWh

Autonomia

  • Consumo cidade: 21,3 km/l (g)
  • Consumo estrada: 25,6 km/l (g)
  • Consumo elétrico: n/d kWh/100 km
  • Alcance modo elétrico: 40 km
  • Alcance híbrido: 1.536 km/h

Outros números

  • Câmbio: 8 marchas AT
  • Comprimento: 4,761 m 
  • Largura: 1,850 m 
  • Altura: 1,431 m
  • Entre-eixos: 2,872 m
  • Peso: 2.055 kg
  • Pneus: 235/40 R19
  • Porta-malas: 442 litros
  • Tanque: 60 litros
  • 0-100 km/h: 4s4
  • Velocidade máxima: 250 km/h
  • Emissão de CO2: 54 g/km*
  • Preço: R$ 269.950
Guia do Carro
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