PUBLICIDADE

Teste: Audi A3 Sedan Performance empolga com 220 cavalos

O potente motor 2.0 turbo deixa o sedã compacto premium ainda mais interessante, mas a multimídia opcional é inexplicável

16 dez 2019 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Com 220 cv, o A3 Sedan Performance tem uma relação peso/potência de apenas 6 kg/cv.
Com 220 cv, o A3 Sedan Performance tem uma relação peso/potência de apenas 6 kg/cv.
Foto: Audi / Divulgação

O Audi A3 Sedan está em sua terceira geração (lançada em 2013). Esta é a empolgante versão Performance, de 220 cavalos. O carro ganhou um face-lift na linha 2017. Na ocasião, a grade frontal, os para-choques, os faróis e as lanternas foram redesenhados para que o A3 ficasse mais parecido com o Audi A4. O interior ganhou um quadro de instrumentos digital com tela TFT de 12,3”.

O A3 Sedan é um carro premium cheio de virtudes. Nessa versão Performance, topo de linha, a principal virtude está no motor 2.0 TFSI (turbo com injeção direta de combustível). A potência é de 220 cavalos, com 350 Nm de torque, que está disponível numa ampla faixa de 1.500 a 4.400 rpm. 

O A3 Sedan tem um bom porta-malas de 425 litros.
O A3 Sedan tem um bom porta-malas de 425 litros.
Foto: Audi / Divulgação

O câmbio automatizado S tronic de dupla embreagem, com seis marchas, é excelente. Permite que o carro seja dócil ou agressivo em perfeita sintonia com o motor. As trocas são rápidas. Por isso, o desempenho é empolgante. Dá muito prazer acelerar o Audi A3 Sedan 2.0 e ver o motor responder rapidamente. O volante de base achatada e ótima empunhadura completa a pegada esportiva (mas faz parte do pacote opcional Navegação/Virtual Cockpit, que citamos a seguir). 

As suspensões também são ótimas e proporcionam estabilidade segura em curvas. Outro sistema interessante do Audi A3 Sedan de 220 cv é o Drive Select. O sistema traz os modos Efficiency, Auto, Dynamic e Individual, que mudam os parâmetros do motor, do câmbio, da direção e até do ar-condicionado. Ou seja: você configura o carro ao seu gosto. 

AUDI A3 SEDAN PERFORMANCE 2.0 TFSI
Item Conceito

Nota

(0 a 5)

Desempenho Muito bom 4
Consumo Muito bom 4
Segurança Ótimo 5
Conectividade Médio 2
Conforto Muito bom 4
Pacote de Série Ótimo 5
Usabilidade Muito bom 4
Veredicto Muito bom 4

Para uma experiência compatível com o cliente conectado, é preciso comprar o pacote Navegação/Virtual Cockpit (R$ 12.000). Assim, a conectividade do A3 Sedan 2.0 fica sendo a MMI Plus com navegador e interface para Android Auto e Apple CarPlay. O carro também traz na cabine luzes de LED, alavanca do pisca-pisca igual à do Audi A4, novas saídas de ar, console central com mais botões e entradas USB.  

O volante com base achatada está no pacote opcional de R$ 12.000.
O volante com base achatada está no pacote opcional de R$ 12.000.
Foto: Audi / Divulgação

O que pode melhorar

A central multimídia é opcional e isso não é razoável para um carro de R$ 190 mil nos dias atuais. Sem ela, a nota de Conectividade cai de 4 para 2 pontos. Considere isso se não quiser pagar R$ 12.000 a mais. Mesmo considerando que o exigente e conectado consumidor da Audi não vai comprá-lo sem o MMI Plus, mantivemos nosso critério de pontuar apenas os equipamentos de série. Azar do ótimo A3 Sedan Performance, pois sua nota poderia ser 4.3 e acabou sendo 4.0, mas a culpa é da Audi e não nossa. 

A versão Performance usa motor 2.0 turbo a gasolina.
A versão Performance usa motor 2.0 turbo a gasolina.
Foto: Audi / Divulgação

Os números

  • Ano: 2020
  • Preço: R$ 189.990
  • Motor: 2.0 turbo a gasolina
  • Potência: 220 cv a 4.500 rpm 
  • Torque: 350 Nm a 1.500 rpm
  • Câmbio: 6 marchas ATD 
  • Comprimento: 4,456 m 
  • Largura: 1,796 m
  • Altura: 1,416 m
  • Entre-eixos: 2,637 m 
  • Peso: 1.320 kg
  • Pneus: 225/45 R17  
  • Porta-malas: 425 litros
  • Tanque: 50 litros
  • 0-100 km/h: 6s9 
  • Velocidade máxima: 250 km/h
  • Consumo cidade: 10,3 km/l 
  • Consumo estrada: 12,8 kml 
  • Emissão de CO2: 119 g/km
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade