Teste: Audi A3 Sedan Performance empolga com 220 cavalos
O potente motor 2.0 turbo deixa o sedã compacto premium ainda mais interessante, mas a multimídia opcional é inexplicável
O Audi A3 Sedan está em sua terceira geração (lançada em 2013). Esta é a empolgante versão Performance, de 220 cavalos. O carro ganhou um face-lift na linha 2017. Na ocasião, a grade frontal, os para-choques, os faróis e as lanternas foram redesenhados para que o A3 ficasse mais parecido com o Audi A4. O interior ganhou um quadro de instrumentos digital com tela TFT de 12,3”.
O A3 Sedan é um carro premium cheio de virtudes. Nessa versão Performance, topo de linha, a principal virtude está no motor 2.0 TFSI (turbo com injeção direta de combustível). A potência é de 220 cavalos, com 350 Nm de torque, que está disponível numa ampla faixa de 1.500 a 4.400 rpm.
O câmbio automatizado S tronic de dupla embreagem, com seis marchas, é excelente. Permite que o carro seja dócil ou agressivo em perfeita sintonia com o motor. As trocas são rápidas. Por isso, o desempenho é empolgante. Dá muito prazer acelerar o Audi A3 Sedan 2.0 e ver o motor responder rapidamente. O volante de base achatada e ótima empunhadura completa a pegada esportiva (mas faz parte do pacote opcional Navegação/Virtual Cockpit, que citamos a seguir).
As suspensões também são ótimas e proporcionam estabilidade segura em curvas. Outro sistema interessante do Audi A3 Sedan de 220 cv é o Drive Select. O sistema traz os modos Efficiency, Auto, Dynamic e Individual, que mudam os parâmetros do motor, do câmbio, da direção e até do ar-condicionado. Ou seja: você configura o carro ao seu gosto.
Item | Conceito |
Nota (0 a 5) |
---|---|---|
Desempenho | Muito bom | 4 |
Consumo | Muito bom | 4 |
Segurança | Ótimo | 5 |
Conectividade | Médio | 2 |
Conforto | Muito bom | 4 |
Pacote de Série | Ótimo | 5 |
Usabilidade | Muito bom | 4 |
Veredicto | Muito bom | 4 |
Para uma experiência compatível com o cliente conectado, é preciso comprar o pacote Navegação/Virtual Cockpit (R$ 12.000). Assim, a conectividade do A3 Sedan 2.0 fica sendo a MMI Plus com navegador e interface para Android Auto e Apple CarPlay. O carro também traz na cabine luzes de LED, alavanca do pisca-pisca igual à do Audi A4, novas saídas de ar, console central com mais botões e entradas USB.
O que pode melhorar
A central multimídia é opcional e isso não é razoável para um carro de R$ 190 mil nos dias atuais. Sem ela, a nota de Conectividade cai de 4 para 2 pontos. Considere isso se não quiser pagar R$ 12.000 a mais. Mesmo considerando que o exigente e conectado consumidor da Audi não vai comprá-lo sem o MMI Plus, mantivemos nosso critério de pontuar apenas os equipamentos de série. Azar do ótimo A3 Sedan Performance, pois sua nota poderia ser 4.3 e acabou sendo 4.0, mas a culpa é da Audi e não nossa.
Os números
- Ano: 2020
- Preço: R$ 189.990
- Motor: 2.0 turbo a gasolina
- Potência: 220 cv a 4.500 rpm
- Torque: 350 Nm a 1.500 rpm
- Câmbio: 6 marchas ATD
- Comprimento: 4,456 m
- Largura: 1,796 m
- Altura: 1,416 m
- Entre-eixos: 2,637 m
- Peso: 1.320 kg
- Pneus: 225/45 R17
- Porta-malas: 425 litros
- Tanque: 50 litros
- 0-100 km/h: 6s9
- Velocidade máxima: 250 km/h
- Consumo cidade: 10,3 km/l
- Consumo estrada: 12,8 kml
- Emissão de CO2: 119 g/km