Retrospectiva: 5 carros que saíram de linha em 2021
Além dos lançamentos, selecionamos 5 carros que se aposentaram em 2021 e que vão deixar saudades no mercado brasileiro. Confira a lista
Além dos lançamentos, o mercado automotivo brasileiro também se despediu de alguns carros em 2021. Dentre os motivos para o fim da produção de um modelo, estão fatores como vendas baixas, o fim do ciclo de vida de um produto, mudanças em legislações de segurança e de emissões de poluentes, assim como a substituição por um lançamento com outro nome e características diferentes.
Neste ano, a crise causada pela falta de componentes para a produção – com destaque para os semicondutores – também contribuiu para a aposentadoria de alguns modelos bastante conhecidos pelos brasileiros. Confira 5 carros cujo fim de produção foi destaque em 2021:
Fiat Uno
Produzido desde 1984 no Brasil, o Fiat Uno deixará de ser fabricado em Betim (MG) ao fim deste ano. Como forma de homenagear o icônico modelo, a Fiat lançou na última semana o Uno Ciao, uma série especial limitada a 250 unidades que custa R$ 84.990 e traz detalhes visuais exclusivos. Em 37 anos de história no Brasil, o Fiat Uno acumula 4.379.356 milhões de unidades produzidas.
Lançada em 2010, a segunda geração do Uno recebeu reestilizações em 2014 e 2016. Nos últimos anos, o Fiat Uno ficou à sombra dos hatches Mobi e Argo, e teve o portfólio enxugado recentemente, passando a ser vendido apenas na versão de entrada Attractive com o motor 1.0 Fire de 75 cv e 97 Nm. Em 2021, o modelo acumula 19.420 emplacamentos até novembro.
Volkswagen Fox
Lançado em 2003, o Volkswagen Fox saiu de linha em outubro. O fim do hatch encerra um ciclo na Volkswagen - o do carro criado fora dos consagrados conceitos da matriz alemã. Projetado pelo designer Luiz Alberto Veiga, o Fox tinha como principal mote o amplo espaço interno mesmo com dimensões externas compactas. Em 18 anos de fabricação em São José dos Pinhais (PR), o Fox teve mais de 2 milhões de unidades produzidas, algumas delas importadas para a Europa.
Em seus últimos dias, o Fox era oferecido nas versões Connect e Xtreme, sempre com o motor 1.6 de 104 cv e 153 Nm, câmbio manual de 5 marchas e sem pacotes opcionais. O espaço extra na linha de montagem do Fox foi utilizado para ampliar a produção do SUV T-Cross. Em 2021, o Fox vendeu 17.873 unidades, segundo a Fenabrave. Em novembro, foram apenas 320 emplacamentos.
Honda Fit
Lançado em 2003, o Honda Fit teve três gerações e mais de 600 mil unidades produzidas no Brasil. O monovolume sairá de linha em 2021 para dar lugar ao novo Honda City Hatchback, que ocupará o lugar do Fit na linha de produção em janeiro, quando abre o período de reservas. Os principais argumentos de venda do Honda Fit eram o amplo espaço interno e a modularidade dos assentos, que utilizam o sistema Magic Seat, que permite uma incrível configuração dos bancos em quatro posições inusitadas.
No entanto, fatores como a popularização dos SUVs e a desvalorização cambial do real inviabilizaram os investimentos necessários para produzir localmente a nova geração do Honda Fit. Ainda sem previsão de chegar ao Brasil, a quarta geração do modelo tem chances remotas de vir ao país importada, apenas em uma versão elétrica e com visual aventureiro.
Ford Ecosport
O primeiro SUV compacto do Brasil foi um verdadeiro divisor de águas para a Ford. Com crescentes dívidas com o fim da Autolatina, a Ford inovou ao lançar o primeiro Ecosport em 2003. Baseado na plataforma do Fiesta e com tração nas quatro rodas (4WD), o Ecosport manteve as operações nacionais da marca americana, e reinou praticamente sem concorrentes diretos até a chegada do Renault Duster, em 2011. Após uma reestilização em 2007, o Ford Ecosport ganhou uma nova geração em 2012.
Desta vez global, o SUV também passou a ser vendido na Europa e nos EUA. No entanto, depois da chegada de concorrentes como o Jeep Renegade e o Honda HR-V em 2015, o Ford Ecosport perdeu a liderança que tinha desde 2003. Após uma última reestilização feita em 2017, o Ecosport deixou de ser produzido em janeiro deste ano, junto com os demais modelos nacionais da Ford. Em 18 anos de produção, o SUV teve mais de 1,2 milhões de unidades produzidas.
Toyota Etios
Lançado em 2012, o Toyota Etios saiu de linha em abril deste ano no Brasil. Segundo a montadora japonesa, a decisão foi tomada para adequar o volume de produção da fábrica de Sorocaba (SP) à chegada do Corolla Cross. No entanto, o modelo segue em produção em volumes menores para atender os mercados de Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai. Oferecido nas carrocerias hatch e sedã, o Etios teve cerca de 620 mil unidades produzidas no Brasil. Desse total, 180 mil foram exportadas.
O Toyota Etios era o modelo de entrada da montadora japonesa no Brasil. Conhecido pelo visual controverso, o Etios derrapou nas vendas inicialmente. Após algumas modificações por dentro e por fora, o modelo conquistou os consumidores graças à fama de robustez da Toyota e pelo desempenho superior aos compactos com motor 1.0 aspirado, sobretudo na versão com motor 1.5 flex de 107 cv.